Vem aí muito mais chuva e novas enchentes potencialmente maiores no RS

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A MetSul Meteorologia alerta que o restante do mês de outubro reserva ainda chuva muito acima da média histórica com volumes extremos no Sul do Brasil.

VIU

Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ser os estados mais atingidos pelas intensas precipitações, embora se preveja chuva acima da média também em diversas áreas do estado do Paraná.

Algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda podem registrar acumulados adicionais até o fim de outubro de 200 mm a 400 mm com marcas isoladamente superiores, o que deverá levar a novas enchentes e potencialmente maiores que as observadas agora na primeira semana de outubro.

Dr. Bruno Loranos Germani

O fenômeno El Niño no Oceano Pacífico certamente é uma das variáveis que está contribuindo para a chuva fora do comum, mas estudos de atribuição climática podem identificar outras causas.

Diante do cenário de chuva que se esboça para o restante do mês, a MetSul afirma com segurança que as enchentes que atingem hoje o Rio Grande do Sul e Santa Catarina não serão as últimas deste mês e que devem ser esperadas mais cheias de rios no restante do mês, especialmente em bacias que cortam a Metade Norte gaúcha e em várias do estado catarinense.

Vem aí muito mais chuva e novas enchentes potencialmente maiores no RS
Cosmos Uniformes

No Rio Grande do Sul, os rios com maior probabilidade de novas e maiores cheias nas próximas três semanas são o Uruguai, que tem suas nascentes na divisa dos estados gaúcho e catarinense, e os que possuem nascentes na Metade Norte, como o Jacuí, e os que cortam os vales, com cabeceiras na Serra e Aparados, como o Taquari e o Caí.

O Taquari, que hoje tem cheia no vale, deve ter novas cheias no restante de outubro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Xis do Jô

Comentários

Comentários