Venda no Dia dos Namorados é tema de palestra em Santo Antônio da Patrulha
O Dia dos Namorados já chegou para os empresários de Santo Antônio da Patrulha. Com o objetivo de aumentar as vendas das empresas de micro e pequeno portes, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do projeto Atendimento Individual do Litoral Norte Gaúcho, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisap), realiza, pela primeira vez na cidade, a palestra Preparando sua Loja para o Dia dos Namorados. O evento será realizado nesta terça-feira, 13 de maio, às 8h30min, na sede da Acisap, Avenida Paulo Maciel de Moraes, nº 1003, Centro.
Os interessados em se inscrever para as 30 vagas disponíveis podem ligar para a Acisap (51) 3662.3030 ou comparecer na sede da associação. O ingresso para a palestra é a doação de um quilo de alimento não-perecível. A arrecadação será destinada ao Instituto Hospitalar Santo Antônio da Patrulha.
Conforme o técnico do Sebrae/RS e gestor do projeto Atendimento Individual Litoral Norte, Carlos Fernando Andrade, a palestra qualifica os empresários sobre atendimento aos clientes, ambientação das lojas para enfrentar a concorrência com a região metropolitana de Porto Alegre e produtos a serem oferecidos na data. “Queremos que os consumidores de Santo Antônio da Patrulha comprem seus presentes no comércio local”, afirma. Para o técnico, o comércio local deve trabalhar melhor as datas especiais e potencializar suas vendas. “A palestra servirá justamente para motivar os empreendedores a ambientarem suas lojas para o Dia dos Namorados”, afirma.
O consultor do Sebrae/RS, Jean Pierre Silva da Veiga, responsável por ministrar a palestra, lembra que as datas especiais envolvem sentimentos distintos que devem ser identificados e usados pelos empresários para atender as necessidades dos clientes. Ele ressalta que o Dia dos Namorados envolve sentimentos de sedução e conquista que precisam ser trabalhados tanto na preparação da empresa, quanto na dos colaboradores. O empresário, conforme Veiga, deve selecionar previamente os produtos e serviços que serão comercializados, apostar em artigos que foram bem aceitos em anos anteriores, conversar com os clientes, saber quanto eles pretendem gastar com o presente e saber se a sua empresa tem produtos naquela faixa de preço. Além disso, ele ressalta que é preciso decorar o ambiente e a vitrina e qualificar os funcionários para saber identificar o perfil do cliente, para gerar vendas. “Temos que criar a cultura de preparação, trabalhar a gestão, planejar as ações, saber em janeiro que datas vamos trabalhar no ano”, sugere.
De acordo com dados da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, existem 1.283 empresas registradas no município, sendo que, destas, 193 são da indústria de transformação, com 2.988 empregados, enquanto o comércio atacadista e varejista possui 595 estabelecimentos, empregando 908 pessoas. O setor agropecuário registra 2.939 empreendimentos, ocupando 8.507 pessoas numa área de 79.726 hectares.