Vereador de Santo Antônio alerta para riscos de esgoto a céu aberto
As aulas de futebol oferecidas gratuitamente pelo técnico Porfírio Fraga Machado, a um grupo de 42 meninos moradores do bairro Madre Teresa, não vem sendo uma tarefa muito fácil. Não que as atividades propostas pelo professor sejam puxadas ou o frio dos últimos dias seja empecilho para os treinos. O motivo da dificuldade é o esgoto que deságua no campo, vindo da Escola de Educação Infantil Fatia do Sol, localizada ao lado.
De acordo com o vereador Reni Germano da Silva (PDT), que na última reunião legislativa apresentou um pedido de providências ao Executivo solicitando o conserto do esgoto, esse problema vem se estendendo a mais de dois meses, prejudicando não só a Escola de Futebol, como também os jogos promovidos pelo município no campo do Paladino. Recentemente, contou Reni, foi realizado um campeonato no local, inclusive com a participação de times de fora do município.
Mesmo com o esgoto correndo pelo campo, as partidas foram mantidas. “Qual a impressão que essas pessoas vão levar daqui. Será que é muito pedir o conserto destes canos. E a saúde destas crianças e participantes, não conta”, questionou Reni, alertando para o perigo de contaminação devido o contado com o líquido despejado pelo esgoto.
O vereador reforçou ainda o apelo pelo conserto, lembrando que nesta quarta e quinta, acontece no campo do Paladino os jogos das Olimpíadas Estudantis, onde participam 13 escolas de Santo Antônio e região. “Trata-se de uma questão de saúde pública, que não pode ser tratada com descaso”, afirmou Reni.