Vereador esclarece invasão de terreno da FURG em Santo Antônio da Patrulha
Na tribuna, Marreta criticou a forma e o conteúdo do documento. “15 dias após o prazo regulamentar, que é de 30 dias, recebi resposta da Prefeitura às informações que pedi sobre a invasão das terras da FURG. Ela veio com data do dia 2 de junho, um domingo, e não possuía timbre do Poder Executivo Municipal, ou seja, uma informação oficiosa. Porém, o pior de tudo, é que o conteúdo dessa resposta demonstra um imenso desrespeito em relação ao Poder Legislativo Municipal”, afirmou o vereador. Ele também declarou que tornaria público o documento, para que a população soubesse de que maneira a Prefeitura está tratando o assunto, haja vista que todos os praticantes das corridas de charretes o culpam pela não realização da obra.
Entenda o caso
No dia 26 de abril deste ano, a administradora da FURG em Santo Antônio da Patrulha, Andrea Morales, registrou ocorrência contra invasores que estariam usando o terreno sem a autorização da Universidade. Segundo ela, estariam sendo feitos cortes de arvores e a terra estava revirada em uma área de aproximadamente um hectare. No local também estavam ferramentas para corte de grama, além de ter sido instalada uma churrasqueira. Devido a FURG tratar-se de uma entidade pertencente à União, o caso foi encaminhado à Polícia Federal para maiores investigações.
Posteriormente, constatou-se que o motivo da invasão era a construção de uma pista para corridas de charretes. O vereador Marreta interviu para evitar que os invasores continuassem utilizando o terreno. Na ocasião também foi constatado que o maquinário utilizado no local pertencia a Prefeitura, algo que não é permitido por tratar-se de área particular. Em seguida, o vereador encaminhou o Pedido de Informações ao Executivo Municipal.
O requerimento solicitava as seguintes informações: a relação de obras promovidas ou programadas para serem realizadas neste ano pela Secretaria de Obras; o nome de quem autorizou os serviços e o uso do maquinário no terreno da FURG; quem seria e qual o cargo na Prefeitura do funcionário citado em entrevista na Rádio Itapuí e conhecido apenas pelo apelido de “Xerifão”; e de quem o secretário Jorge Eloy de Oliveira acolheu determinação para autorizar os serviços na área pertencente à Universidade Federal, uma área particular.
A resposta da Prefeitura
Seguem alguns trechos da resposta enviada pelo Poder Executivo Municipal:
“Quanto as obras realizadas neste primeiro semestre, estão ocorrendo de acordo com as necessidades urgentes e calendário de eventos do município, o que impossibilita a apresentação de uma agenda prévia, mas, temos a certeza que estamos trabalhando de forma intensa para atender os interesses da comunidade.”
“Quanto a limpeza realizada no terreno pertencente a FURG, inicialmente houve um desencontro de informações, dando a entender que o imóvel teria sido doado parcialmente, porém, esclarecida a propriedade da FURG, assumimos o compromisso com a entidade de dentro do possível continuar a limpeza do imóvel e prestação de outros serviços que facilite o crescimento dessa valorosa instituição.”
“Quanto a entrevista em Rádio Itapuí e citação de apelidos, a administração não identifica seus funcionários por apelidos, e sim pelos seus nomes, assim, não sabemos informar de quem se trata.”
“Por derradeiro o Secretário Jorge Eloy de Oliveira tem autonomia e confiança de toda a administração, e como já referido, a Administração tem todo o interesse em atender as reivindicações de entidades determinantes para o crescimento municipal, a exemplo da FURG, com quem temos estreitos laços de parceria.”