Vereador propõe convênio para análise da qualidade da água de poços artesianos em SAP
Apesar das vantagens econômicas de um poço artesiano, há uma série de cuidados para garantir a qualidade da água e tratar da manutenção da perfuração. Em Santo Antônio da Patrulha, especialmente em localidades do interior o poço artesiano é a opção para maioria das famílias.
Pretendendo garantir a qualidade da água consumida pelos patrulhenses extraída de poços artesianos, o presidente da Câmara, vereador Ferulio José Tedesco (PMDB), encaminhou indicação à Administração durante a reunião legislativa da última segunda-feira, com o objetivo de viabilizar um convênio com a Corsan, para realização de análise da água de poços artesianos que são utilizados para abastecimento da população do interior.
Segundo Ferulinho, além do abastecimento particular, os poços também atendem escolas municipais, aumentando a necessidade de uma análise periódica. Por ser uma concessionária pública de abastecimento e controle da qualidade da água, o Presidente acredita que a Corsan tenha condições de proceder esta ação. “É preciso haver um controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade dentre outras providências”, argumentou.
A preocupação com a obrigatoriedade do tratamento pelos proprietários dos poços particulares e o convênio sugerido com a Corsan para os poços artesianos do serviço público, ressalta Ferulinho, busca evitar danos a saúde, como contaminações por parasitoses, cuja via pode ser a água, que não recebe tratamento adequado com cloro e flúor, como a da rede convencional.