Policial

Viagem Segura contabiliza quatro óbitos por dia no feriadão do Dia do Trabalho

A 28ª edição da Operação Viagem Segura, realizada da quarta-feira a domingo (30 de abril a 04 de maio), registrou 20 óbitos nas ruas e estradas gaúchas durante o período, com uma média de quatro óbitos por dia. Esses são dados preliminares. Na série histórica obtida desde 2007 até o ano passado, levando em conta também os óbitos ocorridos nos 30 dias após acidentes com lesões, a média por dia foi de 7,6 mortos. Trata-se de média mais alta do que a geral dos feriados no mesmo período, que foi de 6,3 óbitos/dia.

A operação se encerrou à meia-noite de domingo registrando 989 acidentes, sendo 19 com vítimas fatais e 380 com lesões. Como resultado, foram 20 óbitos e 508 feridos nas ruas e estradas gaúchas. Foram registradas 11.189 infrações nos 86.704 veículos fiscalizados. Esse esforço recolheu a depósito 312 veículos e apreendeu 1.847 carteiras de habilitação.

No que se refere ao combate da alcoolemia na direção, foram realizados 2.794 testes com etilômetro, que resultaram na retirada das ruas de 231 motoristas alcoolizados – 100 dos quais cometeram crime de trânsito e foram levados a delegacias para responder a processo criminal.

O diretor-geral do Detran, Leonardo Kauer, lembra que a Viagem Segura é uma política pública que integra diversos órgãos e atua em várias frentes, combinando fiscalização com sensibilização, através de iniciativas de Comunicação Social. Nessa oportunidade foi veiculado na televisão filme alertando para os perigos da ultrapassagem em locais proibidos, uma das principais causas de acidentes graves.

Em suas 28 edições, a Operação Viagem Segura fiscalizou mais de 2,7 milhões de veículos e registrou quase 400 mil infrações. Mais de 60 mil testes de etilômetro foram aplicados e mais de 8,5 mil condutores autuados por embriaguez.

Comentários

Comentários