Vida & Saúde

Vigilância Ambiental orienta sobre prevenção contra escorpiões em Torres

Seguindo orientação da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, orienta a população sobre como evitar acidentes com escorpiões.

De acordo com o coordenador da Vigilância, biólogo Lasier França, foi constatado no Rio Grande do Sul, a maior proliferação do escorpião amarelo Tityus serrulatus, típico do centro oeste e sudeste do Brasil. É um escorpião perigoso e a suspeita é que ele tem se proliferado no Estado através dos caminhões dos produtores que fazem CEASA. No caso de acidente, a equipe de Saúde orienta a vítima a procurar o hospital, se possível, levando o exemplar do animal que causou o ferimento, para que os profissionais possam identificá-lo e indicar a melhor conduta para o caso.

Conforme França, embora nenhum caso tenha sido notificado em Torres, existe um grande risco aqui para nossa região. O escorpião vem “escondido” entre as folhas de verduras e nas caixas dos vegetais. Ele faz partenogênese, ou seja, não precisa de outro escorpião para se reproduzir. “O melhor encaminhamento é a prevenção”, salienta o biólogo. Desta maneira, a Secretaria de Saúde orienta a população sobre como evitar acidentes com escorpiões. Estes animais habitam frestas em pedras, pedaços de madeiras e troncos podres. Em busca de novas fontes de alimentos, eles invadem cidades e instalam-se sob restos de materiais de construção, entulho, madeiras empilhadas, ralos, esgotos etc.

CUIDADOS

Para evitar escorpiões nas residências, alguns cuidados são essenciais. Na área externa do domicílio, deve-se manter  limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar. não jogar lixo em terrenos baldios, limpar terrenos situados a cerca de dois metros das redondezas dos imóveis, eliminar fontes de alimento para os escorpiões como baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados e evitar queimadas em  terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões.

Geralmente, os escorpiões entram nas casas pelas redes de esgoto. Por isto é importante vedar ralos, caixas de gordura e tanques para evitar seu aparecimento. Na área interna do domicílio outros cuidados também são precisos como rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas, vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha, reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas, fechar as aberturas dos ralos, pias ou tanques, fechar aberturas de ventilação de porões e manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

Comentários

Comentários