Vida & Saúde

Vigilância Sanitária e Ambiental faz alerta sobre mosquito da dengue em Osório

Em um importante encontro que contou com a participação dos secretários da Saúde, Emerson Magni da Silva; da Habitação, Elisete dos Anjos; Educação, Dilson Maciel da Silva; do Secretário Substituto do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Edilson Pires e a idealizadora do Programa Jogue Limpo com Osório, a primeira dama, Soraia Abrahão, foi destaque a prevenção da dengue em Osório.

A médica veterinária da Vigilância Sanitária e Ambiental Anne Marth promoveu essa reunião em função do aparecimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, em estabelecimentos e residências na área urbana do município.

Após fazer uma explanação enfocando essa preocupação, chamou a atenção para eliminação de depósitos com água parada, que possam existir em sua residência ou local de trabalho. As famílias devem fazer sua parte limpando todos os locais considerados propícios para o desenvolvimento dos mosquitos como: caixas d'água, calhas, piscinas, vasos de flores, inclusive nos cemitérios.  É preciso redobrar cuidados com garrafas, pneus, lixeiras abertas e potes de água de cães e gatos, que devem ser limpos de três em três dias. As bromélias devem ser regadas com soluções de cinco ml de água sanitária para cada cinco litros de água.

Na ocasião, foram destaques estratégias de enfrentamento e formação de um comitê municipal composto pelas pessoas presentes, além de um representante da Defesa Civil e Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito, para resolver essa questão.

A ideia é enviar uma Carta aberta à população osoriense, destacando a necessidade de cuidados nessa parceria que previne a doença.

Comentários

Comentários