Vida & Saúde

Vigilância Sanitária orienta sobre o descarte de medicamentos em Osório

Armazenar corretamente os medicamentos para que não percam suas propriedades e descartá-los no local correto quando estiverem fora do prazo de validade, foram alguns dos apontamentos discutidos na palestra realizada entre a Vigilância Sanitária e a Cooperativa de Triagem de Resíduos Sólidos Calixo. O encontro, que também teve uma abordagem sobre cuidados no manuseio do lixo e a importância do uso de equipamentos de segurança, ocorreu na sede da cooperativa, que se encontra no Aterro Sanitário, na localidade de Capão da Areia em Osório.

Os participantes receberam orientações da farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Munaretto Zimmermann, para o manuseio e armazenamento apropriados dos remédios a fim de não alterar suas condições e posteriormente seu efeito. “O padrão é que se armazene em temperatura ambiente, que seria de 15°C a 30°C, e a umidade de até 70%”, salientou Lúcia.

Ela também ressaltou aos cooperativados a respeito dos medicamentos que são guardados na geladeira. “Eles devem ser armazenados na temperatura normal de funcionamento do refrigerador doméstico, que é de 2°C a 8°C, e de preferência que não estejam na porta, pois nela há muita variação de temperatura”, alertou a farmacêutica.

Já os remédios vencidos, enfatizou-se para que não sejam consumidos, ainda que estejam com aparência conservada, e nem misturados junto ao lixo seco e orgânico. A secretaria recomenda que o descarte pode ser feito em qualquer Posto de Saúde da cidade ou na Farmácia Municipal, que se encontra na Posto Médico Dr. Flávio Silveira, onde semanalmente, é efetuado o recolhimento por meio da empresa Ambientos, de Cachoeirinha, e destinado a um aterro sanitário químico. 

A veterinária da Vigilância Sanitária, Anne Marth, ainda abordou o uso dos equipamentos de segurança como luvas e máscaras, uma vez que é essencial para a manipulação e triagem do lixo, evitando o contato com materiais contaminados que podem ocasionar doenças. Além disso, foi destacada a importância da realização das vacinas contra a hepatite e tétano, assim como a higienização que deve sempre ser feita após o trabalho.

A palestra foi uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana em parceria com a Secretaria de Saúde. Mais informações na Farmácia Municipal pelo telefone 3663 7253 ou na Vigilância Sanitária através do número 3663 2690.

Comentários

Comentários