Vigilância Sanitária orienta sobre o descarte de medicamentos em Osório
Os participantes receberam orientações da farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Munaretto Zimmermann, para o manuseio e armazenamento apropriados dos remédios a fim de não alterar suas condições e posteriormente seu efeito. “O padrão é que se armazene em temperatura ambiente, que seria de 15°C a 30°C, e a umidade de até 70%”, salientou Lúcia.
Ela também ressaltou aos cooperativados a respeito dos medicamentos que são guardados na geladeira. “Eles devem ser armazenados na temperatura normal de funcionamento do refrigerador doméstico, que é de 2°C a 8°C, e de preferência que não estejam na porta, pois nela há muita variação de temperatura”, alertou a farmacêutica.
Já os remédios vencidos, enfatizou-se para que não sejam consumidos, ainda que estejam com aparência conservada, e nem misturados junto ao lixo seco e orgânico. A secretaria recomenda que o descarte pode ser feito em qualquer Posto de Saúde da cidade ou na Farmácia Municipal, que se encontra na Posto Médico Dr. Flávio Silveira, onde semanalmente, é efetuado o recolhimento por meio da empresa Ambientos, de Cachoeirinha, e destinado a um aterro sanitário químico.
A veterinária da Vigilância Sanitária, Anne Marth, ainda abordou o uso dos equipamentos de segurança como luvas e máscaras, uma vez que é essencial para a manipulação e triagem do lixo, evitando o contato com materiais contaminados que podem ocasionar doenças. Além disso, foi destacada a importância da realização das vacinas contra a hepatite e tétano, assim como a higienização que deve sempre ser feita após o trabalho.
A palestra foi uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana em parceria com a Secretaria de Saúde. Mais informações na Farmácia Municipal pelo telefone 3663 7253 ou na Vigilância Sanitária através do número 3663 2690.