Volume de peixes ofertados aumenta no Litoral Norte
Emater/RS-Ascar, prefeituras e associações de piscicultores e pescadores promovem a comercialização, durante a Semana Santa, em 16 municípios.
Estarão à disposição dos consumidores 206 pontos de venda e o preço médio do peixe deve oscilar entre R$ 6 e R$ 10.
O agrônomo da Emater/RS-Ascar, Volnei Wruch Leitzke, avalia que o volume ofertado passou de 68 toneladas, no ano passado, para 101 toneladas em 2012.
“As vendas na Semana Santa representam, para as famílias de agricultores e pescadores artesanais, uma renda extra e, em alguns casos, a principal fonte de renda. E não são só eles que saem ganhando; o consumidor tem acesso a um produto fresco de boa qualidade, de origem conhecida e com preço acessível”, completa
Segundo Leitzke, é importante ressaltar que no Litoral Norte existem duas realidades com relação ao pescado.
Na região da Encosta da Serra, os agricultores têm pequenos tanques e ofertam o peixe vivo, principalmente carpas.
Na faixa litorânea, os peixes são oferecidos diretamente aos consumidores pelos pescadores em suas unidades de comercialização, normalmente na forma de congelados.
As Feiras do Peixe no Litoral Norte acontecem em Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí. Nos demais municípios as vendas ocorrem nas propriedades.