Foto: Eduardo Patron/Seapi
Geral

Workshop em Capivari do Sul destaca produção sustentável de arroz na América Latina

No município de Capivari do Sul, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, pesquisadores, produtores e membros de governo de diversos países se reuniram na FAD Sementes para participar do workshop “Taller de trabajo para promover una producción sustentable de arroz en América Latina y El Caribe” (Workshop para promover a produção sustentável de arroz na América Latina e no Caribe).

Hoffmeister Assistência Funeral

O evento, parte do projeto Global Methane Hub, promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), destacou práticas sustentáveis na produção de arroz.

A coordenadora do workshop, engenheira agrônoma do Irga, Mara Grohs, ressaltou a importância de propriedades rurais com manejos sustentáveis como exemplo para a região.

Dr. Bruno Loranos Germani

A rotação com a soja, por exemplo, foi destacada como uma prática que reduz em até 60% a emissão de gases de efeito estufa.

O engenheiro florestal da Seapi e coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, enfatizou que as tecnologias apresentadas na propriedade, como o Sistema de Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária, têm sido referência e exemplo para outros países.

Massagem
Workshop em Capivari do Sul destaca produção sustentável de arroz na América Latina

Na FAD Sementes, os participantes puderam conhecer de perto as práticas adotadas, como a preservação da resteva de milho por quatro anos para sequestro de carbono e a produção de sementes de arroz com alta qualidade.

A propriedade, que investe em tecnologia e inovação, tem sido referência em renda, qualidade e valorização.

Durante o evento, os visitantes também conheceram áreas de produção de arroz com integração lavoura-pecuária, rotação de culturas e plantio direto, destacando a importância da diversificação e da conservação do solo.

Star Proteção Veicular

A palestra do engenheiro agrônomo Enio Marchesan abordou os “Sistemas de Produção de Lavouras de Arroz no Rio Grande do Sul”, ressaltando a importância da sustentabilidade para produtores, consumidores, colaboradores da empresa e o meio ambiente.

A subsecretária do Ministério da Agricultura e Pecuária do Equador, Tatiana Paredes, destacou a experiência enriquecedora do workshop e a importância da diversidade na produção agrícola para enfrentar as mudanças climáticas.

O workshop, que reuniu representantes de diversos países da América Latina, encerrou com a troca de experiências e a busca por práticas sustentáveis na produção de arroz na região.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários