Geral

Yeda abre seminário da Agert em Osório e cita as conquistas do Estado

A governadora Yeda Crusius foi palestrante do Seminário Regional de Rádio e Televisão da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), nesta sexta-feira (26), no Auditório da Faculdade Cenecista (Facos), em Osório. Tendo como tema “Comunicação e Política no Rio Grande do Sul”, Yeda apresentou aos participantes os passos da recuperação financeira do Estado e como o Governo chegou aos investimentos realizados.

Focada nos três eixos, de Gestão e Finanças Públicas, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, a apresentação da governadora detalhou o processo de saneamento e equilíbrio das contas públicas, que possibilitou ao Rio Grande do Sul, apesar da crise econômica mundial provocar queda de arrecadação na ordem de R$1 bilhão, manter seu nível de crescimento.

Yeda lembrou o início de seu governo, quando as dívidas superavam três vezes os recursos disponíveis e falou sobre as medidas adotadas para a redução dos gastos públicos. “O Estado era como uma carruagem cheia de pedras – as dívidas – numa lomba. Portanto só andava para trás. Sanear as contas foi retirar as pedras, mantendo o foco sempre voltado para os investimentos”, comparou a governadora. Ela explicou o planejamento estratégico de seu governo para reverter a situação.

Yeda destacou o papel fundamental do Banrisul no processo, assim como o empréstimo histórico do Banco Mundial, ação que motivou os investidores internacionais a avalizarem o Rio Grande do Sul. “O Estado mostrou ao mundo a vontade política de resolver estruturalmente o problema. O ano de 2010 vai ser um ano de boas notícias. Convido vocês a nos acompanhar para que percebam isso.”

No final da conferência, Yeda Crusius foi homenageada com um troféu. Ela ratificou seu compromisso com a liberdade de expressão “Nosso governo está sempre reafirmando o sim para a liberdade de imprensa, combatendo toda e qualquer tentativa em contrário.”

Comentários

Comentários