Geral

Yeda anuncia ampliação de força-tarefa para ajudar municípios atingidos por temporais

Para auxiliar os municípios atingidos pelos temporais de novembro, a governadora Yeda Crusius anunciou, neste domingo (22), a ampliação de uma força-tarefa criada no início do governo. Yeda reuniu-se com secretários de Estado no Palácio Piratini para discutir medidas emergenciais que deverão ser adotadas para minorar os danos causados por ventos e chuvas da última quinta-feira (18). “O fenômeno climático exige ainda mais foco do governo na busca de soluções. Com a força-tarefa, a ajuda chegará mais rapidamente”, disse. Vinte e oito municípios decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul. Mil pessoas ainda estão desabrigadas e outras seis mil, desalojadas.

A força-tarefa foi instituída em 2007, para solucionar problemas relacionados aos temporais e à seca. De acordo com a governadora, os recursos do Estado foram concentrados e ampliados em ações específicas e puderam auxiliar em medidas de prevenção aos desastres. Yeda citou como exemplos a construção de pontes mais altas no Litoral Norte e o desassoreamento de rios na região dos Vales, a partir da criação de um comitê que capacitou as comunidades e comprou equipamentos para execução dos serviços.

“A ampliação da força-tarefa permite ao governo buscar soluções com a ajuda do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para atender às populações sujeitas a inundações e granizo”, explicou Yeda, ao destacar que o governo gaúcho já liberou, neste final de semana, R$ 2 milhões para reconstrução de 11 escolas no Litoral Norte e oito em Gravataí. “Essas escolas tiveram que realocar seus alunos em condições boas em outras instituições e com ajuda da comunidade. Estamos contando com a ajuda de todos e nos colocando à disposição”, afirmou a governadora.

Conforme Yeda, os prefeitos das regiões que sofreram danos por causa dos temporais relataram a rapidez com que a Defesa Civil entregou materiais necessários para minimizar a situação. “Vamos enfrentar esta que é uma característica típica do fenômeno El Niño: momentos de calor seguidos por temporais”, finalizou a governadora.

Em novembro, a Defesa Civil do Estado enviou às regiões atingidas 1.940 cestas básicas, 650 kits de limpeza, 17 rolos de lonas, 1.260 kits de colchões e 41.040 telhas. O temporal de quinta-feira deixou cerca de 15 mil residências danificadas, boa parte no Litoral Norte. Na Zona Sul do Estado, que agora sofre com as inundações pelo grande volume de chuvas, ainda não foi possível mensurar os danos, devido à dificuldade de acesso. Todos os municípios que solicitaram ajuda humanitária tiveram suas demandas atendidas.

 

Comentários

Comentários