Zoneamento para a cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul está definido, diz Alceu Moreira

O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alceu Moreira (PMDB), foi recebido na manhã desta quinta-feira (27), em Brasília, pelo Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Vicente Fernandes Bertone. A pauta da audiência foi o zoneamento agrícola da cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul.

“O zoneamento da cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul está definido, não há nada em discussão”, garantiu Moreira. Ele ressaltou que o presidente da República somente retardou o anúncio porque está discutindo outras áreas do país onde a cana-de-açúcar é concorrente com a produção de alimentos.

“No Rio Grande do Sul não há problema nenhum. Há a previsão de um milhão de hectares para a plantação de cana com financiamento e com toda a cobertura da política agrícola. Onde a cana-de-açúcar concorre com a produção de alimentos não haverá financiamento dos órgãos federais”, alertou Moreira.

Moreira disse que a luta para a inclusão do Rio Grande do Sul no zoneamento da cana-de-açúcar faz parte da filosofia de que o Parlamento não tem que se preocupar apenas com o presente, mas com a vida e o futuro das próximas gerações. 

Economicamente a inclusão do Estado no zoneamento da cana-de-açúcar significa autonomia e auto-suficiência, sem que haja dependência de outros estados produtores, além de possibilitar que o Rio Grande do Sul se transforme em exportador, avaliou Moreira.”É uma grande vitória e que trabalha a sustentabilidade econômica do Rio Grande do Sul e principalmente a sua defesa e autonomia nestes dois produtos, álcool e açucar, que são estratégicos no processo de produção”, finalizou Moreira.

Comentários

Comentários