Educação

Mestranda espanhola apresenta resultados de pesquisa sobre a compra da merenda escolar em Maquiné

A mestranda em agronomia, Cristina  Vicente Almazán apresentou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné os resultados do trabalho de campo sob o título de “As compras da agricultura familiar para a alimentação escolar em Maquiné”. Além da agrônoma, participaram da reunião o Prefeito de Maquiné, Alcides Scussel; o Secretário de Educação, José Luiz Giacomelli, a nutricionista, Patrícia Pugen; o extensionista da Emater/Ascar-RS, José Nilton Munari, representantes da Ong Anama e agricultores locais.

Esse trabalho, que foi desenvolvido nas últimas semanas em Maquiné por Cristina, se estruturou pesquisando a qualidade e o preço dos produtos cultivados pela agricultura familiar que são vendidos para as escolas municipais e estaduais de Maquiné.

O município de Maquiné, conforme a Lei 11.947 compra produtos da agricultura familiar para serem inseridos na merenda escolar. E, conforme a nutricionista Patrícia Pugen, no ano de 2011 foram investidos 36% em produtos da agricultura familiar.

Após a sua explanação, Cristina abriu espaço para que os participantes da conversa pudessem expor as suas opiniões. E dentre elas, a questão preço acessível X produto com qualidade foi a mais questionada.

Por fim, a pesquisadora que disse se sentir em casa, agradeceu a todos pela ajuda em seu trabalho que será apresentado futuramente na Universidade de Wageningen, na Holanda. Já a nutricionista Patrícia Pugen destacou. “Nós como munícipes, também ficamos muito gratos por termos sido escolhidos por uma pessoa do exterior para desenvolver a sua pesquisa. Também nos sentimos orgulhosos pela valiosa colaboração e estamos Gratos pelo seu trabalho”, finalizou a nutricionista.

Comentários

Comentários