Variedades

A alimentação à base de plantas é popular no Brasil?

Há quem diga que, quanto mais cores um prato apresentar, mais saudável ele é.

Esse é um dos princípios presentes em muitas escolhas alimentares atualmente.

São muitas as opções de dietas que podem ser adotadas hoje em dia, desde as que apresentam um motivo de saúde por trás, como o caso da dieta celíaca, até outras como o veganismo ou um estilo de vida “plant-based”, que, como o próprio nome diz, consiste em uma alimentação à base de plantas.

A alimentação à base de plantas é popular no Brasil?

Image by Gilmar Koizumi from Pixabay

A internet contribuiu muito com a liberdade para que as pessoas pudessem diversificar a própria alimentação, tornando-se cada vez mais conscientes de suas escolhas. Hoje em dia, até as pessoas que levam menos jeito para a cozinha conseguem encontrar dietas equilibradas e receitas simples e saudáveis em diversas plataformas, como a www.fooddiez.com.br que facilita a criação do menu da semana a apenas um clique de distância, seja qual for a preferência alimentar do usuário.

Inclusive, se antes uma alimentação à base exclusiva de plantas poderia ser vista com algum receio por parte dos amantes da boa gastronomia, hoje o número de adeptos dessa modalidade só cresce — provando que os animais e os alimentos industrializados podem passar longe de um prato delicioso e que as plantas também fazem sucesso — inclusive com o surgimento de restaurantes cujos cardápios são exclusivamente à base de plantas.

O que é a alimentação à base de plantas?

A dieta à base de plantas consiste no consumo de plantas em suas formas mais integrais possíveis — excluindo alimentos ultraprocessados que eventualmente também poderiam usar plantas em sua base, como os famosos biscoitinhos de coco, limão etc. Ou seja, não basta ser um alimento com frutas e legumes em sua formulação, é necessário que estes sejam consumidos da forma mais natural possível.

A ideia por trás dessa escolha é aproveitar ao máximo as hortaliças, frutas, legumes, grãos, tubérculos e sementes que a natureza pode oferecer em preparações variadas com o mínimo de processamento possível. Uma das máximas desse tipo de alimentação é descascar mais os alimentos e desembrulhar menos, evitando corantes, conservantes e demais compostos que podem estar presentes nos alimentos industrializados e que podem, a longo prazo, ser prejudiciais ao organismo se consumidos em excesso.

Benefícios de uma alimentação à base de plantas

Ainda que a alimentação à base de plantas não esteja necessariamente associada à perda de peso, a escolha por alimentos de origem in natura no lugar dos industrializados e ultraprocessados pode contribuir para o emagrecimento da população.

Isso porque os alimentos processados são facilmente também alimentos hipercalóricos e “viciantes”, feitos para serem comidos em grandes quantidades e de forma descontrolada — por exemplo, é praticamente impossível comer uma batata frita apenas no meio de um pacote ou um quadradinho de uma barra chocolate.

Mas, em contrapartida, é plenamente aceitável comer uma porção de salada de frutas e ficar satisfeito.

Além disso, uma alimentação mais natural pode contribuir em muitos aspectos para o desenvolvimento social de novas habilidades, tendo em vista que as pessoas podem aproveitar a oportunidade para passarem mais tempo de qualidade na cozinha criando ideias novas em família, e experimentando uma variedade enorme de combinações de sabores que é quase ilimitada. Também é possível aproveitar os temperos naturais para criar pratos memoráveis.

Boa parte da população também busca a  alimentação plant-based pensando em adotar um estilo de dieta à base de plantas.

Ainda que nem todos tenham optado exclusivamente por esse modelo de alimentação, já há muitas pessoas que passaram a abrir espaço para o consumo exclusivo de vegetais em algumas refeições, abrindo mão da carne de sempre no prato em alguns momentos.

Como tudo na vida, o segredo do sucesso é o equilíbrio, por isso, uma alimentação à base de plantas, mesmo que apenas em determinadas situações, já é uma mudança notável no panorama brasileiro.

Comentários

Comentários