Geral

Alceu Moreira homenageia 150 anos de Osório

Uma homenagem aos 150 anos do município de Osório foi feita pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), no Grande Expediente Especial, na tarde desta quarta-feira (12), no plenário da Assembléia Legislativa. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), destacou a importância da classe política se espelhar em bons exemplos de ações comunitárias de sucesso. Ele ressaltou as ações que conseguem sustentação e equilíbrio para passar à fase de desenvolvimento sustentável, com o aumento de oportunidade para todos os seus cidadãos e garantiu que Osório é um exemplo dessas atitudes, e lembrou a conquista do maior parque eólico do país.

O deputado Alceu Moreira saudou o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito, Luis Gomes Zanflor, o presidente da Câmara de Vereadores, Martim Tresoldi, o presidente dos festejos do sesquicentenário de Osório, Nilton Alves da Silva, autoridades e lideranças empresariais do município. Ele lembrou que seus primeiros passos na política foram na terra que agora é homenageada, e fez um relato histórico da formação do município.

Alceu Moreira lembrou que no dia 16 de dezembro de 1857 a localidade de Conceição do Arroio emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha e passou a ser município, incluindo as terras da Freguesia de Torres. O deputado registrou que em 24 de maio de 1934, através de decreto do interventor federal José Antônio Flores da Cunha, foi alterado o nome do município de Conceição do Arroio, que passou a se denominar Osório.

História do município

Em sua fala, Alceu Moreira relatou que em 1910 a vila já contava com estação telegráfica, agência de correios, cartórios e coletorias, ressaltando que neste ano o município já tinha 15 mil habitantes e 2.599 prédios. Conforme ele, em 1920 foi inaugurada uma usina térmica para fornecer energia elétrica a sede municipal e, em 1921, são oficializados os serviços de transportes ferroviários e lacustres entre Conceição do Arroio e Torres.

O parlamentar lembrou que, em 1922, foi inaugurada a estrada de ferro Palmares – Osório, com a presença do presidente do Estado, Borges de Medeiros e, neste mesmo ano, foi implantada a Estação Experimental da Cana-de-açúcar. O orador registrou que em 1930, o presidente do Estado, Getúlio Vargas, esteve em Conceição do Arroio para conhecer a usina de açúcar Santa Martha e visitou o Colégio Elementar e a área da Estação Experimental de cana de açúcar, sendo, em 1934, fundado o Clube Comercial.

Alceu Moreira salientou que, em 1950, foi criada a Comarca de Osório e também inaugurado o prédio do Hospital São Vicente de Paulo que, hoje, 57 anos depois, está sendo preparado para ser um hospital regional. Ele disse que em 1952 os serviços municipais de energia elétrica (usina e redes) são encampados pela então Comissão Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que depois trocou de nome, de Comissão para Companhia.

Capital do vento

O orador do Grande Expediente Especial salientou que Osório é conhecida como a capital do vento, que é uma característica da cidade e sua maior riqueza. Ele destacou as pesquisas feita por universidades em energia eólica, com medição de ventos por três anos, para saber qual a sua intensidade e periodicidade, sendo um estudo encomendado que possibilitou contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O parlamentar enfatizou que a agricultura é uma atividade econômica muito forte no município, que está baseada na pequena propriedade rural, com a produção de hortigranjeiros, plantação de arroz e criação de gado.

Encerramento e apartes

Ao finalizar seu discurso, Alceu Moreira enfatizou que é preciso avançar a discussão sobre o processo de desenvolvimento regional, podendo produzir o processo de desenvolvimento futuro. “Agradeço poder estar honrando minha terra e sei que neste momento, tenho a honra de falar por 100% do povo de Osório. Isso é um motivo de grande orgulho e gratidão dessa gente”, frisou.

Ele deixou a toda a comunidade o abraço de todos os parlamentares e o reconhecimento e gratidão por poder prestar essa homenagem.
Em aparte, manifestaram apoio ao pronunciamento, os deputados Edson Brum (PMDB), Ronaldo Zulke (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Adroaldo Loureiro (PDT), Miki Breier (PSB), Jerônimo Goergen (PP) e Cassiá Carpes (PTB).

O deputado do PMDB enfatizou que a rede educacional tem boa infra-estrutura na educação infantil, educação básica e educação superior.
Ele apontou que Osório é um pólo rodoviário pela presença da BR 101, da RS 030, Estrada do Mar, Rota do Sol e RST 101, estrada que liga Osório a Tavares e futuramente a São José do Norte.

O parlamentar destacou ainda a implantação da energia eólica e novos investimentos da Petrobras, que irão fortalecer a receita municipal e proporcionar recursos para um novo processo desenvolvimentista na sede municipal, zona rural e faixa marítima.
De acordo com o peemedebista, em 1808, Manoel Luis Osório nasceu na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arroio e, em 1879, morreu no Rio de Janeiro.

Ele disse que Manoel Luis Osório foi Marechal de Exército, com diversos títulos, incluindo-se o de Barão, Visconde e Marquês de Herval, sendo também conhecido pelos seus méritos militares como “O Legendário”.

Comentários

Comentários