Educação

Alunos do Marquês encenam os 50 anos da Legalidade em Osório

Para levar a Campanha da Legalidade ao conhecimento dos seus alunos, os professores do Marquês de Herval, Carlos Jaime Dalpaz (História), Janete Silveira (Geografia), Marcelo Ribeiro (Filosofia) e Fabiano Medeiros realizaram uma atividade diferenciada, unindo história e teatro.

No último dia 09, alunos das turmas NR11, EM11, EM21 e EM31 apresentaram esquetes teatrais que contavam os 50 anos do movimento liderado pelo então Governador Leonel Brizola.

A Campanha da Legalidade, liderada por Brizola em 1961, completou 50 anos no dia 25 de agosto. O acontecido tornou-se um fato histórico da política brasileira. O Brasil viveu momentos de instabilidade nunca vista desde 1954.

Os militares queriam impedir que o Vice-presidente João Goulart assumisse o cargo deixado pelo Presidente Jânio Quadros, como mandava a lei. Leonel Brizola inicia então um movimento de resistência, pregando a legalidade, ou seja, a posse de Jango.

A atividade desenvolvida pelos alunos foi denominada “Legalidade In Cena – Diálogos entre 1961 e 2011”. Todos os estudantes da escola puderam conferir a atuação dos colegas, responsáveis pelo roteiro, sonoplastia, iluminação, direção e atuação. Entre um esquete e outro, ocorreram debates sobre o trabalho dos alunos enquanto atores e atrizes e também discussões sobre os 50 anos do Movimento da Legalidade.

O grupo de alunos agora estuda a viabilidade de apresentar o espetáculo para outras escolas de nosso município, ampliando o trabalho bem sucedido incentivado pelos professores.

Comentários

Comentários