Arroio do Sal implanta projeto de cooperativismo para catadores
O programa apresentado pela Prefeitura aos catadores, com a participação da empresa de Arquitetura e Urbanismo 3C, de Porto Alegre, que executa serviços de consultoria, busca melhorar a qualidade de vida e da atividade da categoria, proporcionando os caminhos para a formação do serviço cooperativado, que amplie os ganhos econômicos, a integração social e a organização que vise a busca de recursos na União, através da mediação da Caixa Federal, para construção de moradias, em etapas subsequentes.
Segundo informou o consultor Leonardo Marques Hortencio, a capacitação voltada as pessoas que desenvolvem como atividade principal a coleta de resíduos sólidos e que não tenham casa própria, deverá ter um período de 7 meses . O projeto prevê atender 30 famílias na assistência técnica para a mobilização e organização comunitária para Habitação de Interesse Social.
O primeiro encontro, amplamente divulgado pelos meios de comunicação, serviu para que o poder público e a consultoria fizessem a explanação dos benefícios e vantagens da opção pela criação de uma cooperativa de catadores. Foi também a etapa inicial para que a Secretaria de Assistência Social faça um diagnóstico e formação de cadastro com as famílias identificadas para que a Prefeitura faça a entrega do Termo de Início do Programa ao Governo Federal.
O projeto foi encaminhado em 2009, ao Ministérios das Cidades, e o credenciamento e a liberação de recursos, em agosto de 2011, permitiu a contratação, por licitação, da empresa que apoiará a Administração Municipal no desenvolvimento das ações.
O secretário do Planejamento e Trabalho, Cléo Renato da Silva Vieira, ressaltou a
atuação da Prefeitura.
” Buscamos organizar o município em algumas frentes de trabalho e temos o foco de atuação também no segmento dos catadores, por considerar a atividade fundamental no desenvolvimento da cidade e na educação ambiental”, observou. O município de Arroio do Sal recolhe diariamente, na baixa temporada, aproximadamente 30 toneladas de lixo, chegando a 70 toneladas/dia no período de veraneio.
Na equipe da Prefeitura de Arroio do Sal participaram também da reunião a Secretária de Assistência Social, Maria Margarete Scheffer Teixeira, a assistente social Angela Machado e o diretor de Planejamento, Carlos Augusto Scherer.
Cooperativa – é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.