Geral

Brigada Militar debate em Osório segurança no campo

Na noite dessa terça-feira (02/12), o Comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, de Osório, e alguns oficiais militares estaduais que atuam na Patrulha Rural, estiveram reunidos com a direção e associados do Sindicato Rural de Osório, na sede campestre da entidade. O objetivo foi divulgar o trabalho que vem sendo realizado pela unidade em termos de Patrulhamento Rural.

A Patrulha Rural de Osório foi reativada há cerca de dois meses. No período, houve prisões decorrentes de suas atividades, confronto com infratores, visitas a diversas propriedades rurais para conhecimento do terreno, troca de informações e orientações de segurança, resultando na diminuição dos índices de ocorrências no interior do município e aumento da sensação de segurança por parte dos produtores rurais.

No encontro dessa terça-feira foram discutidas medidas e cuidados que podem e devem ser adotadas pelos proprietários de estabelecimentos rurais para dificultar a ação dos criminosos e reduzir a vulnerabilidade de seus patrimônios, evitando que venham a ser alvo da ação dos infratores. Dentre as ações (medidas e cuidados), que permitirão uma maior segurança destacou-se: a) Colocação de cadeados em galpões e porteiras; b) Revisão periódica de cercas e alambrados; c) Melhoria nas condições de iluminação das instalações; d) Anotação de placas de veículos e características de veículos e indivíduos suspeitos, que circulam pela propriedade, ou adjacências, comunicando, o mais breve possível, à Brigada Militar, via 190, para consulta aos sistemas policiais e, se possível, abordagem e identificação dos suspeitos, e) Diligência na contratação de novos funcionários, procurando obter o máximo de informações acerca de seus dos candidatos.

Foi feito um chamamento para que seja fortalecido o canal de comunicação dos moradores da zona rural, entre si e entre estes e a Brigada Militar, formando uma rede de informações, na qual todos estarão comprometidos com os aspectos de segurança, impedindo a livre circulação de indivíduos que estejam recolhendo dados para planejar delitos, ou que já estejam desencadeando alguma ação delituosa e possam ser flagrados e presos.

O Comandante do 8º BPM destacou a importância de que sejam registrados todos e quaisquer ilícitos que venha a ocorrer nas propriedades. Os registros serão analisados e poderão determinar o redirecionamento das ações de Policiamento Ostensivo para aqueles locais que estejam sendo alvo da ação dos criminosos. Enfatizou que a maior parte das ocorrências pode ser registrada pelos próprios Policiais Militares da Patrulha Rural, no local do delito, sem maiores transtornos para a vítima.

O Sindicato Rural, na pessoa do seu presidente, informou que irão adquirir e entregar à Patrulha Rural um telefone celular, cujo número será divulgado aos associados, facilitando a comunicação direta destes com os Policiais Militares que executam o Patrulhamento.

Produtores Rurais presentes deram depoimentos registrando que a notícia da reativação da Patrulha Rural vem atender seus anseios de segurança e declarando também a satisfação com que tem recebido os Policiais Militares, quando das visitas às suas propriedades.

Comentários

Comentários