CEEE alerta população sobre cuidados com energia elétrica
“A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte”. Com esta chamada, a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE D) lançou nesta segunda-feira (3), em Porto Alegre, a III Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, evento que visa orientar à população sobre os perigos e riscos da eletricidade e as formas de prevenir acidentes.
Além da capital gaúcha, que realizou uma blitze com distribuição de materiais informativos no início da manhã junto ao centro de Porto Alegre, no mesmo horário, Bagé reuniu os parceiros do projeto para apresentar a programação que ocorre na cidade até o próximo domingo (9). Já no litoral norte, a mobilização dos técnicos foi na praia de Balneário Pinhal e em Camaquã, houve palestra na escola João Beckel para 250 alunos. Na área de concessão da Companhia, as cidades de Pelotas e Rio Grande também fazem ações educativas nas suas regiões durante toda semana.
A CEEE integra uma campanha nacional, que tem o objetivo de realizar atividades específicas junto às comunidades sobre o assunto, trabalho coordenado pela Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica), e executado simultaneamente pela CEEE Distribuição e outras 30 concessionárias do país. A expectativa dos organizadores é atingir uma população de cerca de 150 milhões de habitantes.
Principais problemas
O foco da III Semana Nacional da Segurança está voltado às principais causas de acidentes com choque elétrico, que segundo dados estatísticos do setor elétrico são empinar pipas e papagaios em locais inadequados, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica, movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia e manipular condutores energizados para fazer ligações elétricas clandestinas.