Geral

Ciclone Extratropical deixa estado em alerta

Está confirmada a formação de um Ciclone Extratropical sobre o Rio Grande do Sul. Esses ciclones são oriundos tanto do mar como, neste caso, do continente.

As análises indicam que seu movimento é característico em direção ao alto-mar, porém, o que chama a atenção é o seu deslocamento – ele permanecerá mais tempo sobre o Estado (em torno de quatro dias) em função da sua baixa velocidade. Sendo assim, as rajadas serão mais constantes e os volumes também deverão ser maiores.

O ciclone iniciou seu processo de formação na madrugada desta terça-feira (08), entre o Norte da Argentina e o Paraguai, passando pelo Noroeste em direção ao Litoral Sul.

Neste primeiro dia, a tendência é que a chuva se concentre nas regiões próximas da Argentina e o vento entre a a Região da Campanha e o Sudeste.

A Defesa Civil gaúcha fez alerta para todo o estado e pede atenção especial das prefeituras às áreas de risco de enchente e deslizamento como beiras de rio e encostas de morro.

Se houver chuva de granizo, o conselho é ir para lugares com boas coberturas (como os banheiros das residências, que, além do telhado ou laje, costumam ter forro próprio). Durante as chuvas, portas e janelas devem ser fechadas e os moradores não devem manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone por causa da descarga elétrica de raios.

Além de chuva generalizada, a meteorologia alerta para ventos fortes, com rajadas que devem variar entre 70 km/h e 100 km/h

A máxima no Estado chega a 28°C nesta terça-feira, em Torres.

Comentários

Comentários