Vida & Saúde

Combate ao câncer de mama é prioridade do Governo do Estado

O câncer de mama é o que mais mata mulheres acometidas pela doença, seguido dos de pulmão e intestino. Em 2008, morreram por esta causa 1.010 mulheres no Estado – um coeficiente de 18,2 a cada cem mil mulheres. Para reverter esses índices, o Governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, realiza um trabalho permanente de conscientização para as mulheres e de capacitação para os técnicos e médicos que realizam o diagnóstico.

A coordenadora da Seção de Saúde da Mulher da SES e do Comitê Estadual de Combate ao Câncer de Mama, Sandra Coccaro, apresenta as estratégias de prevenção e assistência às pacientes da SES no Fórum de Combate ao Câncer de Mama, no dia 7 de maio, no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

Entre as ações programadas para este ano estão cursos de capacitação em câncer de mama para enfermeiros e médicos das Unidades Básicas de Saúde, com o apoio de entidades vinculadas ao tema. Serão capacitados profissionais da região dos Vales (Lajeado e Cachoeira do Sul), Metropolitana (litoral), Missioneira (Santa Rosa) e Norte (Palmeira das Missões). As demais regiões do Estado já receberam o curso.

Um sistema informatizado sobre a doença, o Sismama, foi implementado há um ano para preenchimento detalhado dos laudos e posterior acompanhamento. Setenta laboratórios credenciados pelo SUS para realizar a mamografia já tiveram seus técnicos capacitados. Em junho, será a vez dos técnicos e radiologistas dos Centros de Referência do RS em mamografia receberem o curso de qualificação em diagnóstico radiológico.

A Saúde mantém o monitoramento da oferta e do número de mamografias realizadas pelos prestadores da rede SUS, de acordo com portarias e normas ministeriais e parâmetros do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Comentários

Comentários