Conferência do Idoso aprova criação do fundo estadual

A 4ª Conferência Estadual do Idoso encerrou no começo da tarde deste domingo (17), no Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa, com a aprovação do Fundo Estadual do Idoso. Junto com o fundo foram aprovadas mais de 30 deliberações. Doze delas serão encaminhadas ao Conselho Nacional do Idoso.

Na lista de deliberações que irão para a Brasília, estão a garantia de participação dos idosos das zonas rural e urbana nas políticas públicas das três esferas de governo, a inclusão de exames mais complexos no Sistema Único de Saúde (SUS) e a contratação de médicos geriatras e de mais profissionais especializados na área para o atendimento dos idosos em ambulatórios e unidades de saúde.

Também foram votadas a criação da secretaria estadual e nacional do Idoso e o aumento dos repasses por parte dos governos estadual e federal para atender os idosos com perfil do cadastro único, além da recuperação das perdas nas pensões e aposentadorias e o fim do fator previdenciário.

Organizado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e pelo Conselho Estadual do Idoso, o encontro ainda elegeu os delegados que irão representar o Estado na Conferência Nacional do Idoso, que acontecerá no mês de novembro, em Brasília.

Ao final do evento, a diretora do Departamento dos Direitos Humanos da SJDH, Tâmara Biolo, informou que as mais de 30 deliberações aprovadas na conferência serão encaminhadas ao governo do Estado para executá-las. Na abertura do encontro na noite de sexta-feira, o secretário da Justiça, Fabiano Pereira, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho no governo para tratar, justamente, dos encaminhamentos da conferência. “O Estado tem o dever de transformar os temas priorizados aqui em políticas públicas”, afirmou Tâmara.

Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Elaine Jost Blessmann avaliou como “um sucesso” a conferência, principalmente por ter reunido, na noite de abertura, “todos os atores envolvidos nas três esferas de governo” responsáveis pelas políticas públicas para os idosos.

A conferência se estendeu por três dias reunindo cerca de 400 pessoas, mais de 170 eram delegados eleitos em 100 encontros municipais e regionais. Na cerimônia de abertura, além do secretário Fabiano, estiveram presentes a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o senador Paulo Paim, autor do Estatuto do Idoso. Já entre os palestrantes do encontro, estavam o professor de pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília Vicente de Paula Faleiros e a presidente do Conselho Nacional do Idoso, Karla Giacomin.

Comentários

Comentários