Geral

Saúde, Educação e Segurança são as prioridades para os gaúchos

As áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública são as prioridades para os gaúchos, de acordo com as manifestações durante os debates participativos sobre o Orçamento Estadual 2012. Nas 28 regiões de abrangência dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), onde foram realizadas as audiências públicas regionais para discutir o Orçamento, estas três áreas foram as mais votadas pelos participantes, aparecendo como prioridade em todas as listagens. A área de Habitação e Saneamento está em quarto lugar, escolhida como prioritária em 26 regiões.

A escolha das Áreas de investimento faz parte da primeira fase de discussão participativa do Orçamento Estadual 2012. As Áreas são os grandes temas de elaboração dos programas de investimento, estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. Os programas incluídos nas Áreas desdobram-se em projetos específicos, que determinam ações de aplicação dos recursos. O PPA, que também foi elaborado de forma participativa, reunindo mais de seis mil pessoas e resultando em cerca de duas mil propostas, será entregue pelo Governo do Estado no dia 1° de agosto na Assembleia Legislativa.

Nesta segunda (18), os Fóruns Regionais de Participação Popular e Cidadã, que acontecem em todo o estado até a próxima sexta (22) definem os projetos, dentro dessas áreas, que vão à Votação de Prioridades, no dia 10 de agosto. “Temos, através deste primeiro levantamento, um significativo diagnóstico do que são as preocupações da população e as reais demandas regionais. Esta é a base do Orçamento do próximo ano, e esta é a grande novidade que estamos implantando no estado: um Sistema de Participação em que as pessoas discutem, precisam fazer a reflexão sobre o tema do desenvolvimento, e depois deliberam de fato”, afirma o Secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

Por ordem de abrangência nas regiões do estado, as Áreas do Plano Plurianual (PPA) mais votadas foram:
1. Saúde (28 regiões)
2. Educação (28 regiões)
3. Segurança Pública (28 regiões)
4. Habitação e Saneamento (26 regiões)
5. Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (25 regiões)
6. Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (18 regiões)
7. Meio Ambiente (18 regiões)
8. Trabalho e Desenvolvimento Social (18 regiões)
9. Infraestrutura e Logística (15 regiões)
10. Turismo (14 regiões)

Comentários

Comentários