Corte mantém advertência e libera Cielo para o Mundial
O nadador foi pego no exame antidoping pelo uso da furosemida, substância diurética que pode mascarar o uso de anabolizantes. A defesa de Cielo alega que um suplemento utilizado pelo nadador foi contaminado pela substância durante a manipulação.
A Federação Internacional de Natação pediu punição mais severa que a advertência e levou o caso à CAS. A entidade pedia três meses de suspensão para o atleta. Com a decisão da corte, Cielo está liberado para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Xangai, na China. Cielo vai competir no próximo domingo (24), nas categorias 50 metros (m) e 100 m livre. O atleta também disputará os 50 m borboleta, além de integrar os revezamentos do Brasil e garantir presença nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Em nota, o nadador disse que “a verdade prevaleceu”. “Estou virando essa página da minha vida”, destacou o campeão olímpico em seu site oficial.
Além de Cielo, os nadadores Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que foram pegos no exame antidoping pelo uso da mesma substância, também foram absolvidos pela CAS. Já o atleta Vinicius Waked foi suspenso por um ano, por ser reincidente.