Variedades

Cristo Redentor é uma das novas Sete Maravilhas do Mundo

O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi escolhido como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. Os vencedores foram revelados em cerimônia realizada neste noite em Lisboa, Portugal. Além do Cristo, foram escolhidos a Muralha da China, a cidade inca de Machu Picchu no Peru, o monumento de Petra na Jordânia, a pirâmide de Chichén Itzá no México, o Coliseu na Itália e o Taj Mahal na Índia.

Os vencedores foram escolhidos por votação na internet e telefone entre 21 candidatos. De acordo com os organizadores do evento, foram mais de 90 milhões de votos. Todos os 21 finalistas foram selecionados em janeiro de 2006 entre 77 locais por um júri integrado por arquitetos famosos e pelo ex-diretor-geral da Unesco, Federico Mayor. Só era possível votar em 20 candidatos, já que as Pirâmides de Gizé, por serem a última remanescente da Sete Maravilhas da Antigüidade e devido a protestos do governo egípcio, foram consideradas um candidato honorário e estão fora da competição – seriam a oitava maravilha.
 
Entre os candidatos também estavam a Acrópole de Atenas, a Torre Eiffel de Paris, a Igreja de Santa Sofia de Istambul (Turquia), a Ópera de Sydney, o Templo Kiyomizu (Japão), o Kremlin (Rússia), Angkor Wat (Camboja), o Castelo de Neuschwanstein (Alemanha), a Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Stonehenge (Reino Unido) e o Timbuktu (Mali).

Comentários

Comentários