Daer aprova novas exigências para emissão do Laudo de Inspeção Técnica para fretamento e turismo
De acordo com as alterações, o documento das oficinas credenciadas ao Daer deverá apresentar decalque do chassi, fotografia dianteira e traseira do veículo, vista ambiental do local da inspeção digitalizada com resolução suficiente para a leitura de todos os dados e fotografia da placa. Também deverão constar o documento do responsável técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea) e a Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela inspeção. Além disso, a partir de janeiro de 2013, a inspeção deverá ser aferida pelo Inmetro, já prevista na resolução nº 5436/2012.
“Nosso objetivo é garantir a segurança dos passageiros e aprimorar os Laudos de Inspeção Técnica é uma das nossas prioridades”, disse Sastre.
Durante a apresentação, foi aberto espaço para os representantes das mecânicas expressarem suas opiniões, esclarecerem dúvidas e sugerirem formas de agilizar os procedimentos legais necessários para o transporte de passageiros. O representante da empresa Redebus, Daniel Araújo, que participa assiduamente das reuniões do Conselho de Tráfego, sugeriu aos mecânicos que o façam o mesmo, pois são discutidos assuntos de seus interesses.
Conselho de Tráfego
A reunião do Conselho de Tráfego acontece às terças-feiras, às 12h15min, na sede do Daer. Cabe ao Conselho a apreciação e o julgamento de todos os assuntos relativos ao sistema público e especial do transporte coletivo intermunicipal de passageiros.