Geral

Empresários realizam apresentação do projeto do Polo Metal Mecânico em Osório

Empresários e autoridades tiveram a oportunidade de participar da reunião de apresentação do Projeto Vento do grupo  empresarial Süd Metal sobre a possível instalação de um Polo Metal Mecânico na cidade de Osório. A reunião ocorreu na noite de quinta-feira, dia 27, no auditório da Facos e foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo com o apoio do Centro Empresarial de Osório.

Na apresentação do projeto, o tataraneto do fundador da Fundição Becker e gerente geral de vendas do grupo, Alessandro Becker, relatou, aos presentes, todo o potencial e credibilidade do grupo no mercado, mostrando todas as empresas que são suas clientes e para as quais vendem as suas peças.

O vice-presidente da empresa, Octávio Teichmann, apresentou os dados econômicos da empresa e o objetivo da vinda para Osório. “O nosso objetivo principal de vir aqui, não é uma questão de convencimento, mas sim de esclarecimento desse projeto. Dentro do nosso planejamento estratégico, a instalação do mesmo grupo de empresas, num só local, é uma condição fundamental para a nossa empresa”, relatou Teichmann. Sobre os motivos para escolher a cidade ele considera a localização da cidade estratégica. “O município de Osório reúne todas as condições de ajudar nessa nossa competitividade, desde a questão da infraestrutura, envolvendo a parte de energia, a parte de localização. A nossa intenção é esclarecer a população porque, acima de tudo, nós queremos ser bem-vindos”, afirmou Teichmann.

Após a apresentação, as pessoas presentes puderam encaminhar perguntas para a mesa diretiva formada pelo Prefeito de Osório Romildo Bolzan Júnior, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo, Jorge Ramos, o Diretor da Facos, Adelar Hengemuhle, o presidente do Centro Empresarial de Osório, Joel Dada, o supervisor de meio ambiente do grupo Süd Metal, Atilano Machado, o engenheiro da empresa Emílio Becker e o consultor de meio ambiente, Paulo Lanschnit. Uma das questões abordadas foi o impacto ambiental do projeto que foi respondida com propriedade pelo consultor da empresa, esclarecendo que não existe emissão gasosa e todos os resíduos são tratados dentro da própria empresa.

Outra questão foi em relação as vagas de trabalho e mão-de-obra qualificada e a empresa respondeu que de 70 a 80% dos trabalhadores seriam da nossa região, o restante, provavelmente, seriam de funcionários que viriam junto com a empresa.

No projeto, serão abertas 2.000 mil vagas de trabalho direto e outras 3.800 de vagas indiretas, através da terceirização de serviços. Para o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o município está tendo a oportunidade de incrementar a economia da cidade. “Nós temos aqui, um fato único, que é capaz de dar uma nova vertente econômica para o município de Osório e que está nas nossas mãos, se nós tivermos a capacidade de interpretar todo esse momento e fazer tudo aquilo certinho, nós vamos ter, talvez aqui, um grande empreendimento, com grandes repercussões para toda a população de Osório, para todos os segmentos: setor universitário, comércio, para o setor de formação de nível técnico, dos serviços, enfim, nós temos uma possibilidade enorme a partir dessa discussão”, afirmou o Prefeito.

O Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Jorge Ramos, fez uma avaliação positiva da reunião. “Foi excelente, as pessoas que estavam na reunião eram de representatividade, formadores de opinião. A empresa veio com o intuito de esclarecer e não convencer”, afirmou o Secretário.

Nas próximas semanas, vai ocorrer uma audiência pública, ou seja, uma reunião aberta à população de Osório sobre o projeto, com a apresentação dos representantes do grupo Süd Metal. Quem quiser encaminhar perguntas para a empresa sobre o projeto de instalação do polo pode fazê-lo pelos seguintes endereços eletrônicos: octavioteichmann@sudmetal.com.br ou alessandro@sudmetal.com.br.

Comentários

Comentários