Policial

Escola de Osório é contemplada com cisterna, para coletar águas das chuvas

A Escola Estadual Ildefonso Simões Lopes (Escola Rural), de Osório, é uma das 23 escolas técnicas agrícolas da rede estadual contempladas com a implantação de uma cisterna, para coletar águas das chuvas.

O projeto da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Siuma), tem como objetivo auxiliar nas atividades de produção das escolas (especialmente na irrigação de produções hortículas e na disponibilização de água para aviários, pocilgas e unidades de gado leiteiro).

As cisternas servirão também para as atividades práticas do Programa de Capacitação em Irrigação e Usos Múltiplos da Água daquela secretaria que já efetivou o treinamento de mais de 21 mil produtores e técnicos. Estes cursos têm uma carga horária com atividades teóricas e uma outra na parte prática.

Para o diretor, prof. Dílson Maciel da Silva, “a inclusão da Rural é uma importante conquista porque além de podermos participar das atividades de treinamento de produtores agrícolas da região, vamos ter condições de demonstração para os próprios alunos dos cursos de formação de técnicos em agropecuária e dos técnicos em meio ambiente. Vamos também poder usar água para irrigação da nossa horta sem utilizar a água do abastecimento público, fornecida pela Corsan, que óbviamente tem custo”, diz ele.

A cisterna está em fase final de implantação, com auxílio do município e já teve licitada a aquisição das lonas de PEAD (plástico de alta densidade) e colocação no local pela Siuma, somente sendo aguardada a vinda dos técnicos dentro do cronograma da empresa vencedora, situada em Chapecó (SC).

Na fase final de implantação, haverá a colocação de uma cobertura protetora, para garantir a qualidade da água (também já licitada pela Siuma) e a colação das calhas coletoras que conduzirão a água que cair sobre o telhado superior do prédio da escola, passando por um filtro, até a cisterna.

Para o secretário Rogerio Porto, da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, “a implantação de cisternas nas escolas agrícolas é apenas mais uma etapa das ações para alavancar o Pró-Irrigação/RS e elas deverão incorporar-se como mais um grupo de parceiras no nosso trabalho.”

Comentários

Comentários