Estado repassa R$ 1 milhão a hospitais do interior para prevenção à dengue
O governo do Estado liberou, na terça-feira (20), cerca de R$ 1 milhão, para nove instituições de saúde do interior do Estado, para uso na prevenção e no enfrentamento da dengue. A medida é fruto de convênios entre o Estado e as mantenedoras desses hospitais, assinados pela governadora Yeda Crusius. Os municípios beneficiados foram Ijuí, Erechim, Três Passos, Capão da Canoa, Lajeado, Passo Fundo, Esteio, Montenegro e Campo Bom.
Os acordos preveem a implementação de ações conjuntas, com a aquisição de equipamentos para a instalação de uma UTI provisória com até cinco leitos. Os convênios fazem parte do Projeto de Estruturação da Regulação da Internação Hospitalar em Situação de Epidemia de Dengue, conforme Plano de Ação para Enfrentamento de Epidemia de Dengue no RS da Secretaria Estadual da Saúde. Outras instituições que integram o programa receberão recursos ao longo dos próximos meses.
O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, reiterou o compromisso do governo com a população gaúcha, afirmando que serão realizadas todas as ações possíveis para garantir uma saúde de qualidade. “Os recursos disponibilizados pelo governo irão proporcionar melhora significativa dos equipamentos, garantindo maior qualificação dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse. Wenzel lembrou que a determinação da governadora Yeda Crusius é de reforçar o atendimento à população pelo fortalecimento de instituições regionais de saúde.