Estoques de sangue caem 40%, e Hemocentro reforça pedido para doações

Os estoques de sangue do Hemocentro do Estado caíram até 40% após o feriado de Natal, determinando nível crítico no atendimento dos hospitais conveniados durante o Feriado do Ano-Novo e da primeira semana de janeiro. A diretora do Hemocentro, Silvia Spalding, reforça o pedido para doações.

A instituição está localizada na Avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon, na Capital. O Hemocentro é administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.O banco fornece sangue para leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) de 48 hospitais conveniados.

As maiores necessidades são pelos tipos O Positivo, O Negativo e demais negativos. Silvia diz que a redução no número de doações é comum nesta época do ano. “A situação é agravada pela alta solicitação de sangue e hemocomponentes durante o Feriado de Natal”, completa. 

As doações ainda podem ser feitas nesta quarta-feira (30), das 8h às 18h, e quinta-feira (31), das 8h às 12h. Na segunda-feira (4), o atendimento aos doadores passa a ser normal, das 8h às 18h.

As condições básicas para doar incluem boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos incompletos e portar documento oficial de identidade com foto.

Informações pelo fone (51) 3336-6755.

Comentários

Comentários