Geral

Projetos Salva-vidas Mirim e Master começam no sábado no Litoral

Começa neste sábado (2) mais uma edição dos projetos Salva-Vidas Mirim e Master,  da Operação Golfinho, que ocorre há dez anos nas praias do Litoral Norte e Sul.

A atividade, em Capão da Canoa, ocorre das 9h às 13h, e será ministrada próximo à Guarita 76 e às Casas de Governo. Conforme o coordenador dos projetos institucionais da Operação Golfinho no Litoral Norte, major Eduardo Biacchi Rodrigues, a ação é desenvolvida nas principais praias gaúchas. A meta é atingir mais de 4,5 mil crianças  e 2 mil adultos. As atividades seguem até 28 de fevereiro, quando se encerra o Verão Legal RS 2010.

O Salva Vidas-Mirim é um programa institucional do governo do Estado, executado por meio da Brigada Militar, que atende a crianças entre sete e 11 anos, filhos de veranistas, reunindo em média 22 crianças.

O Salva-Vidas Master, que ocorre nos mesmos dias e horários, ensina aos adultos técnicas de cuidados com o mar, identificação das marés para saber se há correntes fortes e repuxos, além do atendimento e da identificação de crianças perdidas na praia. Todos os participantes recebem kit de identificação, com bonés e camisetas.

Segundo Biacchi, os projetos visam à educação e à orientação, além de criar nova consciência entre os participantes.

As inscrições devem ser feitas nas praias, com pelo menos 30 minutos de antecedência, nas casas da Brigada Militar ou no local. “As crianças e os adultos que participaram das primeiras edições dos programas hoje são responsáveis pela redução, a cada ano, nos números de afogamentos e salvamentos”, disse.

Comentários

Comentários