Estudantes de curso superior do IFRS – Campus Osório são premiados no Torneio Empreendedor 2015

unnamed (2)O projeto Naturalize, desenvolvido pelos estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Osório, Marcos Paulo Walther da Silva, Amanda Cássia de Alencar Oliveira e Patrícia Volkweis, foi um dos vencedores do Torneio Empreendedor 2015 – competição de modelos de negócios realizada pelo Núcleo Empreendedor da PUCRS, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/RS (Sebrae-RS), da Prefeitura de Porto Alegre, da Incubadora Raiar da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

O evento de premiação foi realizado na noite de 1º de dezembro de 2015, e contou com a participação especial de Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook América Latina, que palestrou sobre como usar a rede social para potencializar os negócios. O objetivo do Torneio Empreendedor é estimular o empreendedorismo na universidade. Em sua 9ª edição, proporciona aprendizagens de trabalho em equipe, liderança e inovação.

A conquista do segundo lugar na competição foi garantida com a criação de um jardim vertical portátil, com tecnologia de irrigação automatizada, de pouca manutenção e para espaços pequenos. Os módulos são focados na horticultura e possuem um espaço para armazenamento da água, que é dispensada aos poucos por um sistema de gotejamento (o mesmo utilizado na administração de medicação intravenosa). O grupo foi orientado pelo professor de Administração Antônio Anderson Cotrim.

Ao todo, 90 projetos participaram da competição, com estudantes e docentes reunindo-se ao longo de três meses, sempre nos sábados à tarde, para participar de palestras e oficinas teórico-práticas que desenvolveram metodologias e técnicas de Design Thinking, Modelagem de Negócio, Teste de Mercado e Pitch. “Na penúltima semana todos os grupos apresentaram seus projetos e aí foram classificados apenas 16 para a grande final” – conta a estudante Patrícia Volkweis, que recebeu o certificado na cerimônia de encerramento.

O primeiro lugar ficou com o projeto Saúde em Casa, uma proposta de clínica especializada em cuidados de enfermagem que oferta atendimento domiciliar, atendendo a parcela da população que fica descoberta pela assistência pública de saúde, empregando preços justos. E a terceira colocação foi para a My Phone + My Money, aplicativo para pagamentos via telefones celulares sem intervenção de instituições bancárias.

Foram anunciados também os destaques ‘Social’ e ‘Inovação’, que ficaram, respectivamente, com os projetos Porque 42 – a lógica computacional na escola (metodologia de capacitação de professores baseada em oficinas personalizadas de lógica computacional e linguagem de programação, a partir de materiais concretos que não dependem de dispositivos digitais), e Mirror Up (óculos de realidade virtual para ativação de neurônios espelhos nas terapias coadjuvantes pós-avc).

Todos os projetos premiados já estão classificados para participar do Startup Garagem 2016, Programa de Modelagem de Negócios da Incubadora Raiar, que ainda está com a agenda sendo definida pelos organizadores.

Processo seletivo do IFRS ocorreu em 16 municípios gaúchos neste domingo

As provas do processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram neste domingo, 6 de dezembro de 2015, em 16 municípios gaúchos. Foram realizadas pela manhã e à tarde nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (campi Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Este processo seletivo, para ingresso no primeiro semestre de 2016, foi o maior já realizado pelo Instituto, contando com a participação de todos os campi, inclusive os que estão em implantação. Foram 9.853 inscritos para as provas, concorrendo a 2.628 vagas em cursos superiores e técnicos. No Campus Osório, 584 candidatos eram esperados para realizar a prova nos turnos da manhã e da tarde. Foi registrada uma taxa de 40,6% de abstenção, sendo 6,8% nos cursos da modalidade Integrado, 17,8% nos Subsequentes e 16% nos Superiores.

De acordo com o diretor do Departamento de Ingresso Discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer, as provas transcorreram normalmente, sem imprevistos. Para os cursos superiores, além das questões objetivas, havia uma redação que teve como tema a tecnologia (smartphones, tablets, videogames, etc.) gerando novos padrões de comportamento e questionando: “de que maneira podemos bem utilizá-la? Quais os riscos e possíveis consequências do seu uso demasiado?”.

Gabarito e recursos

O gabarito preliminar já foi divulgado na segunda-feira, 7 de dezembro de 2015, no Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br). Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2016/1 podem ser encontradas no Portal de Ingresso. É de responsabilidade do candidato ficar atento ao site.

> Acompanhe as próximas datas importantes:

14/12/2015 – Divulgação do resultado dos recursos e gabarito definitivo da prova

21/12/2015 – Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes), da 1ª chamada para matrículas e das orientações para a matrícula com calendário.

21/12/2015 – Divulgação de informações sobre chamamentos vinculados à nota do Enem

29/12/2015 – Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada para matrículas e das orientações para a matrícula com calendário

29/12/2015 – Divulgação de informações sobre a chamada pelo Sisu para os cursos superiores

Comentários

Comentários