Geral

Famílias assinam contrato de aquisição de moradias em Osório

A realização de um projeto de vida para muitas famílias de baixa renda teve o seu início na tarde de terça-feira, dia 6, na Câmara de Vereadores de Osório, quando 24 famílias assinaram o contrato de aquisição das suas casas no projeto habitacional da Prefeitura de Osório. O encontro contou com a presença do Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, da Secretária Municipal de Habitação, Elisete dos Anjos e da assessoria jurídica da secretaria.

Os contratos assinados são referentes às casas da quadra 45 do Conjunto Habitacional Bons Ventos, localizado no bairro Medianeira, em Osório, com previsão de entrega para o dia 15 de setembro deste ano. No encontro ainda estavam presentes os 24 futuros moradores da quadra 44 do mesmo conjunto que receberão as chaves das casas até o final deste mês. Durante a reunião, itens importantes como direitos e deveres de cada família foi ressaltado sob pena de terem os contratos rescindidos.

Todas as 66 residências do conjunto habitacional, divididas nas quadras 44, 45 e 46, possuem 45m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. No contrato assinado, o proprietário pagará a casa em 72 vezes, com uma parcela de 76 reais ao mês. As casas foram construídas com investimentos federais e municipais, com um custo de 15mil reais cada moradia. A secretária salientou a importância das famílias cumprirem o que está estabelecido no contrato. “Uma das questões fundamentais do trabalho desenvolvido pela secretaria é a fiscalização quanto à permanência da família contemplada no programa habitacional. Proprietários que não cumprem o contrato perdem a casa, infelizmente, duas famílias perderão as casas porque fizeram o uso indevido das suas residências”, alertou Elisete.

O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, salientou que neste período em que as casas ainda estão sendo construídas, as famílias podem e devem acompanhar as obras. “Vocês têm todo o direito de fiscalizar as obras que estão sendo realizadas. Vocês ainda devem nos ajudar a fiscalizar, tem gente que mora dois meses e passa a casa para outro, não pode. A família beneficiada uma vez pelo programa não pode ser beneficiado por outro, novamente”, alertou o Prefeito na reunião com as famílias.

Uma das beneficiadas pelo programa habitacional, Regislaine Cruz Silveira, 35 anos, casada e com dois filhos, atualmente, paga um aluguel de 250 reais ao mês no bairro Caravágio. “Sempre sonhei com a minha casa, quero que fique uma casa de boneca, quero cuidar direitinho”, projeta a comerciária que há seis anos estava inscrita no cadastro da Prefeitura de Osório.

Além do conjunto habitacional Bons Ventos, outras moradias estão sendo construídas no bairro Medianeira como nove casas que têm prazo de 60 dias para ficarem prontas.

O projeto de construção dos 100 sobrados já iniciou e outras 20 casas serão construídas no mesmo bairro. Atualmente, a Secretaria Municipal de Habitação, está realizando a seleção das famílias que serão contempladas em 320 moradias que serão construídas em uma área adquirida pela Prefeitura de Osório, em 2009.

Na seleção, são considerados uma série de exigências como residir no município há mais de cinco anos, ser de baixa renda, além de receberem a vista de uma Assistente Social na atual moradia.

A Secretaria Municipal de Habitação está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 261, sala 1, ao lado do fórum. Mais informações pelo telefone (51) 3601 1780.

Comentários

Comentários