Fepam autoriza ampliação do sistema de tratamento de esgoto sanitário de Torres

680_510_20141208_144038A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença ambiental de ampliação do Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário de Torres. A licença autoriza a Corsan a dar continuidade às obras de saneamento com a implementação das redes coletoras de esgoto nas áreas conurbadas, junto ao rio Mampituba. Além de ampliar a cobertura, a coleta do esgoto evita que o mesmo seja lançado “in natura” no rio.

A engenheira Sara Bursztejn, da divisão de Saneamento Ambiental da Fepam explica que a ampliação dos sistemas de esgoto sanitário vai propiciar melhora na qualidade da água dos mananciais e também nas condições de balneabilidade no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Sara acrescenta que atendendo uma solicitação da Fepam, a Corsan realizou em 2015 a limpeza das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mampituba, com remoção de lodo, o que não era feito há dez anos. O resultado desta ação em conjunto com a implantação de uma extensão maior de redes coletoras proporcionou uma melhoria na condição de balneabilidade próxima à foz do rio Mampituba, que historicamente apresentava condição Imprópria e mudou para Própria.

A licença emitida pela Fepam determina ainda que a Corsan deve prever um programa que incentive a população a efetivar as ligações prediais nas redes coletoras.

Comentários

Comentários