Forte onda de frio chegará um mês antes ao RS, diz MetSul

Frio

O inverno começa oficialmente pelo critério astronômico às 21h14 do dia 21 de junho.

Já para a climatologia, o trimestre de junho a agosto (JJA) é considerado o chamado inverno climático ou meteorológico para fins de estatística, uma vez que a data astronômica é móvel.

Em 2022, um mês antes da data astronômica o inverno vai começar a se instalar, diz a MetSul.

Com o padrão atmosférico que se projeta vai se instalar durante esta segunda quinzena de maio, a tendência é que muitas áreas do Sul do Brasil terminem o mês com temperatura próxima ou abaixo da média histórica.

Como assinalado no prognóstico climático da MetSul para o outono de 2022, a segunda metade de maio, historicamente, apresenta características mais próximas do inverno e será o caso deste ano.

Na semana que vem será o ingresso da primeira massa de ar frio de forte intensidade do ano no Sul.

Há expectativa de marcas abaixo de zero nos municípios tradicionalmente mais frios e de geada em estados do Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste.

O frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 deste mês, quando o ar frio vai progredir mais pelo território brasileiro, mas já antes a temperatura vai estar baixa em estados principalmente do Sul, sobretudo nas máximas com tardes mais frias, pela interação do ar frio com instabilidade.

O frio, contudo, não se limitaria à próxima semana.

O modelo climático norte-americano CFS, disponível ao assinante para consulta em nossa seção de mapas, projeta que na semana seguinte, entre os dias 21 a 26 de maio, persistiria o padrão de temperatura mais baixa com o registro de noites frias e geada, especialmente no Sul do Brasil.

Na primeira quinzena de junho, conforme os dados, uma nova massa de ar polar mais intensa pode atingir o Brasil com queda acentuada da temperatura nos estados do Sul.

Ainda de acordo com a Metsul, entretanto, é muito importante destacar, não significa que os próximos 30 dias vão ser frios.

Haverá dias com temperatura amena e alguns até mais agradáveis.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários