Frentes frias e centros de baixa pressão: RS terá sequência de dias com muita chuva

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A MetSul Meteorologia alerta para um padrão atmosférico de muita instabilidade no Sul do Brasil na segunda metade desta semana e no começo da próxima com vários dias de chuva em grande número de localidades.

VIU

A instabilidade vai afetar os três estados da região e tende a ser mais forte no Rio Grande do Sul.

Uma série de fenômenos de maior escala, como frentes frias e centros de baixa pressão, vai atuar durante este período, favorecendo a sequência de dias de tempo instável na região.

O Sul do Brasil, ademais, vai estar posicionado entre ar mais quente que cobre o Brasil e ar mais frio que atua na Argentina e no Uruguai.

Feira dos Retalhos

A sequência de vários dias com chuva, alguns com acumulados altos, deve fazer com que diversas cidades superem a média histórica de chuva do mês de abril ainda na metade do mês.

No Rio Grande do Sul, muitos municípios já somam neste mês 50 mm a 100 mm com acumulados pontuais superiores a 100 mm.

Não vai chover forte e com altos volumes em todas as cidades, mas em várias se espera que até o começo da semana que vem ocorram períodos de chuva moderada a forte, e isoladamente até torrencial, o que pode produzir altos acumulados em curto intervalo com risco de alagamentos.

Livros Cristãos
Massagem

Chuva dia a dia – Chove hoje e amanhã em diferentes locais, principalmente da Metade Norte gaúcha, mas a instabilidade maior se dará entre sexta-feira e o início da semana que vem devido à atuação de área de baixa pressão que vão estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical.

Os mapas mostram as projeções de chuva acumulada diária entre esta quinta e o domingo no Sul do Brasil a partir de dados do modelo meteorológico alemão Icon em que se constata a tendência de a chuva se intensificar na região no final desta semana e durante o fim de semana.

Disco Mania

A projeção da MetSul Meteorologia é de instabilidade ainda vai persistir na segunda e na terça-feira da semana que vem no Sul do país, até com precipitações localmente fortes, o que vai elevar ainda mais os volumes de chuva com a soma dos dias anteriores.

Volumes de chuva – Os acumulados de chuva projetados pelos modelos numéricos para sete dias são altos em muitas áreas.

Disco Mania

Grande número de cidades do Sul do Brasil, em particular do Rio Grande do Sul, deve ter 50 mm a 100 mm até a metade da semana que vem.

Alguns pontos podem ter registros até de 150 mm a 200 mm.

Há dados indicando mais de 200 mm em setores muito isolados. Os mapas mostram as projeções de chuva para sete dias a partir dos dados dos modelos europeu e alemão.

Embora haja risco de temporais muito isolados e pontuais, o maior risco nos próximos dias será mesmo chuva, que pode cair forte a intensamente em alguns pontos.

Registre sua marca

Por isso, podem ocorrer alagamentos em diferentes cidades e os níveis de alguns rios podem ter maior elevação, ocasionalmente atingindo cotas de alerta ou de inundação.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários