Vida & Saúde

Governo anuncia medidas para ampliar a fiscalização na cadeia do leite

O ato de abertura oficial da 36ª Expoleite e da 9ª Fenasul, realizado nesta quinta-feira (16), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, deve servir para consolidar uma “virada de página” nos episódios que marcaram a atividade leiteira gaúcha, a partir do desmantelamento de um grupo de atravessadores que fraudava o produto. A opinião é do titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, que anunciou um conjunto de seis medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado para reduzir, ainda mais, a possibilidade de ocorrência que possam comprometer a imagem desta cadeia produtiva e, fundamentalmente, para preservar a saúde pública.

Mainardi destaca que a Seapa promoveu, nos últimos dois anos, mais de 60 reuniões e efetuou visitas a diversos países para compreender o funcionamento da cadeia e propor um conjunto de medidas que apontassem para a reorganização do setor, o que foi consolidado em um seminário de alinhamento estratégico.

“Nos desafiamos a produzir políticas que possibilitassem duplicar a produção em dez anos, tendo como elementos fundamentais a sanidade e a qualidade dos produtos, visando ampliar a exportação da produção gaúcha”, explicou o secretário.

De acordo com ele, a fraude, descoberta em ação do Ministério Público Estadual, com o apoio da fiscalização da Secretaria e do Ministério da Agricultura, fez com que fosse ultimada a elaboração das propostas anunciadas.

Mainardi fez questão de enfatizar que o que ocorreu foi uma “excepcionalidade, já que, a regra é de que a quase totalidade de produtores e indústrias atuam de forma correta, em acordo com a legislação sanitária, oferecendo produto de qualidade ao consumidor final”.

Concurso Público

Como uma das medidas anunciadas, o Governo do Estado publica, nos próximos dias, no Diário Oficial, edital abrindo o concurso público para contratação de fiscais agropecuários e técnicos superiores agropecuários que se integrarão ao Departamento de Defesa Agropecuária, visando melhorar e ampliar a ação fiscalizatória do Estado e, consequentemente, a certificação da produção para que se qualifique a acessar outros mercados.

Comentários

Comentários