Geral

Governo planeja esquema de segurança para o Planeta Atlântida

Os órgãos vinculados à área de segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança das pessoas que vão participar da edição do Planeta Atlântida, que acontece nos próximos dias 5 e 6 de fevereiro, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Atlântida. Na tarde desta terça-feira (5), o secretário Edson de Oliveira Goularte, o secretário-adjunto Rubens Edison Pinto, oficiais de comando operacional da Brigada Militar, o chefe da Polícia Civil, João Paulo Martins, e diretores de departamentos envolvidos na operação estiveram reunidos com a organização do evento. 

O atendimento de emergência será feito no ambulatório que tem capacidade para atender a até 30 pacientes ao mesmo tempo, com todo o equipamento necessário. A segurança no interior do evento ficará a cargo de 400 agentes de uma empresa de segurança terceirizada. A Central de Segurança e monitoramento de vídeo terá, também, a coordenação de policiais militares e civis.

A BM atuará diretamente no policiamento externo, com apoio de viaturas, motos e cavalos, além de cães adestrados. Haverá torres de observação em pontos estratégicos, para que o efetivo tenha maior visibilidade. Junto ao local dos shows, ficará um veículo e uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Além disso, o Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA) colocará à disposição dois helicópteros e um avião Ximango, que patrulharão o local durante o dia e a noite. O policiamento também vai ser reforçado na orla marítima e os salva-vidas estarão nas guaritas para coibir e desaconselhar o banho de mar na madrugada.

O CRBM fará blitze nas estradas buscando conter o uso de bebidas alcoólicas ao dirigir, coibindo o excesso de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos. A operação se intensifica a partir da manhã de sexta-feira (5) até às 12h de segunda-feira (8). Serão utilizados viaturas, motos, radares e bafômetros. O Pelotão de Operações Especiais vai apoiar as ações nas rodovias estaduais. A Polícia Civil estará presente no Planeta Atlântida com agentes e delegados. No posto policial haverá linhas telefônicas e internet de acesso rápido, garantindo a estrutura necessária para o trabalho do efetivo.

A SSP recomenda às pessoas que participarão do Planeta Atlântida que levem apenas um xerox da carteira de identidade, autenticado em cartório, e apenas a quantia de dinheiro necessária aos gastos no evento. Da mesma forma, a orientação aos pais e responsáveis é no sentido de que levem os filhos até o local mais próximo de acesso à Saba, combinando hora e local para buscá-los. Além de diminuir a ocupação de espaços de estacionamento, evita a exposição deles aos riscos do tumulto originado após o término dos shows.

Comentários

Comentários