Inmet tem 4 alertas de chuva e tempestades em vigência no RS: ventos de até 100km/h e queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém, nesta segunda-feira (17), quatro alertas de chuva intensa e temporais no Rio Grande do Sul.

Dois desses alertas estão ativos desde a noite de domingo (16), enquanto os outros dois cobrem o restante do dia.

Grande parte dos municípios do estado pode enfrentar tempestades com ventos de até 100km/h e possíveis quedas de granizo.

Alguns pontos em Santa Catarina e Paraná também serão impactados pelos eventos climáticos.

Alertas Vigentes

O primeiro alerta, classificado como amarelo, indica perigo potencial e iniciou às 21h de domingo.

Espera-se uma precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros no dia, com rajadas de vento de 40 a 60km/h. Este aviso é válido para 292 municípios gaúchos nas regiões Noroeste, Centro, Serra, Sudeste, Região Metropolitana, Nordeste e Sudoeste, além de áreas em Santa Catarina e Paraná.

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Outro alerta, de nível laranja e indicando perigo de tempestade, prevê chuva intensa principalmente nas áreas do Noroeste, Nordeste e Sudeste próximas à divisa com Santa Catarina.

A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros no dia, com ventos entre 60 e 100km/h e possibilidade de granizo.

Este aviso afeta 178 municípios e inclui riscos de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Novos Alertas

O Inmet também emitiu um novo alerta amarelo, válido entre 10h e 23h59min desta segunda-feira.

A expectativa é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros no dia, com ventos de até 60km/h.

Este alerta abrange 178 municípios das regiões Central, Metropolitana, Noroeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O último alerta, também laranja e de perigo de tempestade, entra em vigor às 10h e segue até 23h59min desta segunda.

Prevê-se chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros no dia, com ventos de 60 a 100km/h e possíveis quedas de granizo.

Este alerta abrange 306 municípios nas regiões da Serra, Noroeste, Metropolitana, Nordeste, Centro e Sudoeste do Rio Grande do Sul, além de áreas em Santa Catarina, com risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Comentários

Comentários