Municípios em situação de emergência vão receber R$ 50 milhões

Uma rede de apoio aos municípios gaúchos em situação de emergência foi acertada entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde (MS), no valor total de R$ 50 milhões.

Nesta terça-feira (15), no auditório do Centro Administrativo do Estado (Avenida Borges de Medeiros, 1501), os prefeitos e os diretores dos 83 hospitais dos municípios que decretaram emergência até 9 de dezembro se reunirão com a SES, para definição de detalhes do pedido de auxílio. Os repasses serão feitos do MS ao Fundo Estadual de Saúde, que fará as transferências  aos Fundos Municipais de Saúde.

A verba será aplicada na reconstrução e no reforço da rede de atenção básica e hospitalar atingida pelos recentes desastres ambientais no Estado. A Defesa Civil registrou 13 eventos adversos marcantes nos últimos três meses.

Na última sexta-feira (11), durante entrega de medicamentos aos municípios atingidos pelas enchentes, o secretário da Saúde, Osmar Terra, informou que a intenção é empenhar e entregar o recurso ainda neste ano.

Comentários

Comentários