Geral

Sancionado projeto que financia compra de notebooks a professores

O Programa Professor Digital, aprovado pela Assembleia Legislativa, foi sancionado pela governadora Yeda Crusius nesta segunda-feira (16), no Palácio Piratini. A iniciativa viabiliza financiamento do Banrisul para que professores da rede pública comprem computadores portáteis e beneficia também docentes inativos e servidores de escolas.

Professores e servidores interessados devem se inscrever no programa entre os dias 14 e 31 de dezembro, pelo site www.professor.rs.gov.br. A partir de 11 de janeiro, os inscritos poderão comparecer em qualquer agência do Banrisul para assinar o financiamento.

Depois de terem o crédito aprovado pelo banco, os educadores poderão adquirir os notebooks com desconto estimado em 35% do valor de mercado, em até 36 parcelas sem juros. Para fazer o cadastro, é preciso informar o número da identificação funcional, CPF, selecionar o equipamento desejado e a opção de financiamento. O notebook será entregue em até 45 dias úteis após a assinatura do financiamento e terá a primeira parcela debitada em folha de pagamento no mínimo 60 dias depois.

“Estamos incluindo na era digital a educação do Rio Grande. Queremos que os educadores entrem neste mundo novo por escolha e oferecemos, com a promulgação desta lei, o acesso ao computador portátil subsidiado pelo Tesouro do Estado. Quem quiser compra, a rede Banrisul mostra como é e o governo estadual banca. Isso é governança social. Isso é governo eletrônico, aquele impresso lá atrás, no nosso programa de governo. Só o tempo mostrará, através dos indicadores, o valor dessa pequena revolução”, afirmou a governadora.

Yeda enfatizou o papel do Banrisul para o governo e para o Estado. “Hoje, tem mais gente querendo ser servidor do Banrisul do que os que procuram o vestibular para ingressar na Universidade”, comparou, referindo-se aos 118 mil inscritos recentemente para o concurso do banco.

Segundo o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a nova operação de crédito para compra de notebooks vem em beneficio da educação. “Estamos financiando os equipamentos a custo zero, com 36 prestações que não ultrapassam R$ 45,00, uma vez que os juros serão bancados pelo governo do Estado”, esclareceu.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, a iniciativa traz aos professores “a oportunidade de adquirir uma ferramenta fundamental para o exercício da atividade pedagógica nos dias de hoje”. O secretário observou também que, além de facilitar a compra do equipamento, o Estado oferece capacitação aos educadores, por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional ligados à Secretaria da Educação. Cerca de 3,5 mil docentes já foram capacitados e outros 3 mil estão em processo de formação.

Comentários

Comentários