Vida & Saúde

ONG ajuda pessoas com câncer no estado

A ideia de abrir uma ONG que atendesse as pessoas com câncer, surgiu de um grupo de voluntários que realizavam atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes, pois durante as visitas realizadas percebia-se que era difícil as pessoas com câncer terem seus necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, pois a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é muitas vezes de custo elevado.

A AAPECAN é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos – organização não governamental (ONG), – criada (em 2005) de acordo com a lei federal n°.9790/99, – com sede e foro no município de Caxias do Sul, têm outras unidades instaladas no Estado, localizadas em Pelotas, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande, Ijuí, Bagé, e Lagoa Vermelha.

MISSÃO

Atender, orientar, integrar e fornecer assistência humano-emocional, bem como financeiro-material a pessoas com câncer, que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, proporcionando uma melhor qualidade de vida a estes usuários e familiares.

VISÃO

A Associação de Apoio de Pessoas com Câncer – AAPECAN – pretende ser o centro de referência em atendimento a usuários com câncer por meio de ações decisivas destinadas a gerar enfrentamento do tratamento de usuários de todo o Brasil.

Assim a AAPECAN, vem com o objetivo e o compromisso perante a sociedade de dar apoio, suporte aos usuários com câncer e seus familiares.
As pessoas portadoras desta patologia merecem uma “proteção” especial, pois elas encontram-se na incerteza, no sofrimento físico e psíquico, e muitas vezes desassistidas pela sociedade, vivem na exclusão social, principalmente por não possuírem recursos financeiros próprios para as suas necessidades básicas, por isso o trabalho da instituição é tão importante.

Atividades

Atualmente a instituição presta assistência para pessoas oncológicas e seus familiares, que se encontram num processo de vulnerabilidade social. Suprem-se as suas necessidades básicas como alimentação, suplementos, medicamentos, exames, passagens, atividades terapêuticas, grupos de apoio, projetos de prevenção entre outros, juntamente com apoio humano-emocional.

A partir da assistência oferecida pela AAPECAN, o usuário tem suas necessidades básicas supridas, dessa forma ele irá se sentir acolhido e valorizado. Assim auxiliamos ao usuário, aliviando a “síndrome do câncer” e o incentivando a lutar pela vida.

A AAPECAN está aberta a parceiros, nossos usuários precisam muitos de sua colaboração, pois ela acredita que a sociedade organizada pode fazer muito pelo social.

Conta para depósitos: Caixa Econômica  Federal C:1565-0 Ag:4164 transação 003.

Comentários

Comentários