Osório amplia instalações para funcionamento do Promei

Com o intuito de ampliar o tempo de permanência do aluno no espaço escolar e oportunizar para que ele participe em turno oposto de diversas oficinas e atividades, a prefeitura de Osório inaugurou a ampliação das instalações para funcionamento do Projeto Municipal de Educação (Promei). O projeto que tem na coordenação a professora Marlene Lessa de Almeida, conta com uma equipe formada por estudantes universitários e profissionais, como professores, merendeiras e outros. Entre as atividades disponibilizadas estão oficinas de informática, dança, leitura, “sucatoteca”, fuxico, flauta, coral, inglês, esportes (vôlei, futsal, basquete) teatro, reforço e horta.
 
As oficinas são realizadas com os alunos em turno oposto ao seu na escola. As crianças que participam pela manhã, recebem café e almoço e saem do projeto direto para escola. Já os alunos que participam do Promei no turno da tarde, saem da escola ao meio-dia, almoçam e fazem as atividades na Vila Olímpica. Antes de irem para casa recebem um lanche.

No evento da inauguração, participaram além de autoridades municipais, estaduais, particulares, presidentes de associação de bairros e comunidade.

A cerimônia foi iniciada com execução do Hino Nacional pela banda municipal.

Nos pronunciamentos, a  Coordenadora do Promei (Programa Municipal de Escola Integral) Marlene Lessa disse que a escola de turno integral tem o objetivo de ocupar o aluno com atividades no turno posterior da escola e facilitar com os que os pais dos alunos possam trabalhar com tranqüilidade.

A presidente do Conselho Municipal de Educação Maria Isabel Alves, por sua vez, elogiou a iniciativa da atual administração da inauguração das novas salas do Promei e reconheceu  os fortes investimentos do governo na área de educação.
 
O Secretário Gil José Davóglio, bastante emocionado,  apresentou o histórico do programa de escola integral, desde o seu início no Ginásio de Esportes do Porto Lacustre a inauguração das novas salas na Vila Olímpica. Ressaltou também o apoio de todos os segmentos que contribuíram para que o programa pudesse ser ampliado. “Esse avanço não foi difícil, pois tínhamos do nosso lado um vice-prefeito disposto em nos ajudar, um diretor da Facos que oportunizou que nossos alunos utilizassem os computadores da faculdade, depois esta entidade veio a desenvolver o projeto Vila Viva e posteriormente, este projeto se somou a outro, o Circo da Secretaria do Meio Ambiente”.
 
O prefeito Romildo Bolzan Júnior falou dos benefícios da escola de turno integral. “A escola com esta característica não tira o aluno do ensino convencional e sim qualifica, através do esporte, das oficinas, das atividades na horta, dos conhecimentos através da informática e do inglês”. Observou também os avanços do programa, “estamos com 300 crianças das Escolas Osmani Veras e Major de Alencar participando deste programa e proporcionando alimentação que não tinha no ano passado. Logo em seguida as crianças que participam deste programa serão totalmente uniformizadas” e finalizou seu discurso ressaltando a importância maior do programa “que ele não seja um projeto de governo e sim projeto onde a comunidade seja dono dele, independente de governo”.

Após os pronunciamentos, seguiram as apresentações do Coral Municipal da escola Municipal Major de Alencar, o grupo de dança da professora Lila Ribeiro da Escola São Francisco de Tramandaí, a coreografia do Grupo Bons Ventos  em homenagem ao município, coordenado pela AABB comunidade, o grupo de dança da Fisio Corpus, coordenado pela monitora Rafaela Torres, e a apresentação de capoeira coordenada pelo monitor Rodrigo Martins. 

Em seguida, foi feito o descerramento da placa e todos puderam  conhecer as novas instalações.  As salas já estão todas prontas para receber os alunos. Os ambientes são bastante apropriados para as atividades e refletem a preocupação da atual administração com o bem-estar das crianças.

Comentários

Comentários