Osório pode receber delegações nas Olimpíadas 2016
O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, e a presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS, Renita Dametto, participaram do encontro que marcou também o último dia de visita do consórcio público. Kalil destacou a importância da visita. “É muito importante para um clube do Estado receber uma delegação, pois a presença dos atletas olímpicos também motivam e servem de referência para os atletas do clube”.
Cinco países já mostraram interesse pelo RS: África do Sul, Alemanha, Austrália, Estados Unidos e Rússia. Ciceroneado pela diretora de Operações e Serviços, Rejane Penna Rodrigues, Fortes afirmou que o evento tem apelo nacional. “Isso decorre não só pelas quatro cidades em que haverá eliminatórias do futebol, mas também pelo envolvimento de todo o país no processo de recebimento de delegações estrangeiras que venham se aclimatar no Brasil ou que queiram também ter local específico de treinamento”.
Locais credenciados
O Estado possui oito locais credenciados no Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016: Complexo Esportivo da Ulbra em Canoas, Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul, Centro Esportivo Professor David José Fleck e Ginásio Municipal Rutílio Kestering em Osório, Complexo Beira-Rio do Sport Club Internacional, Sogipa, Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc e Avenida Tênis Clube em Santa Maria.
A visita da APO ao Estado tem por objetivo colaborar na articulação junto ao Governo Federal e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a inscrição de novos locais no Guia. O prazo de cadastramento termina no dia 19 de abril. “Acredito que os oito locais serão selecionados, pois o Rio Grande do Sul tem muita tradição. A gente vê com muito otimismo a inclusão do Estado”, afirmou Rejane.
Visitas técnicas
O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), espaço coordenado pela Fundergs, foi o primeiro a receber a APO. Localizado no bairro Menino Deus em Porto Alegre, o CETE está sendo revitalizado e terá cinco centros de excelência: judô, ginástica, atletismo, badminton e vôlei. Os investimentos superam os R$ 14 milhões.