Policial

Polícia Civil constata a 300ª prisão em flagrante de traficantes em 2009

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) constatou, nessa quarta-feira (29), a 300ª prisão em flagrante, por tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte  ilegal de arma de fogo, ocorrida em 2009.

A marca supera, em muito, o ano de 2007, e aponta para a superação do número de presos em 2008. Segundo o delegado João Bancolini, diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), no ano de 2007, 231 pessoas foram presas. Em 2008, ocorreram 430 prisões. Enquanto isto, neste ano, já nos sete primeiros meses do ano, 300 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram encaminhadas ao sistema prisional.

O diretor da Divisão de Investigações do Narcotráfico (Dinarc) e da Divisão de Investigações Criminais (DIC), delegado Luís Fernando Martins Oliveira, revela que 98% dessas detenções foram realizadas em Porto Alegre e na Grande Porto Alegre, justamente, onde o tráfico é mais intenso. Ainda de acordo com o delegado, os policiais do Denarc, em 2009, apreenderam 30 veículos e 79 armas de fogo, dentre elas, revólveres, espingardas e pistolas. Quanto aos veículos e motocicletas, foram de diversas marcas, tanto de luxo quanto populares. As idades dos presos variam entre 18 e 64 anos, mulheres e homens.

O resultado obtido pelo Departamento foi resultante de diversas ações importantes, como as operações Escola 2009, Arapongas1I, Capital, Sem Tréguas, Falcão e por último a Palmital, que culminou com a prisão de uma pessoa e a apreensão de oito armas, encontradas dentro de um galão com diesel, enterradas na beira da lagoa, no município de Osório. Foi tirada de circulação, expressiva quantidade de diversas drogas, como ecstasy, cocaína, crack, maconha, haxixe, que seria comercializada e consumida nas ruas e lares do Estado.

A direção do Denarc está preocupada não só com a retirada destes indivíduos que distribuem a droga nas ruas, bares, colégios e festas, mas também com a prevenção, através da divulgação de orientações sobre o uso indevido de drogas. A Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), do Denarc, coordenada pelo delegado Roberto Leite Pimentel, realiza diversos cursos multiplicadores, e também palestras em colégios, associações e comunidades.

A solicitação de palestras, por parte das instituições interessadas, podem ser feitas através do
e-mail denarc-dipe@pc.rs.gov.br.

O Denarc recebe denúncias através do número 0800.518.518

Comentários

Comentários