Geral

Programa RS Pesca tem prosseguimento em B. Pinhal

O município de Balneário Pinhal, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Pesca e da Emater local, está integrado ao Programa RS Pesca e Aquicultura, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Em Balneário Pinhal o programa beneficiou 23 famílias de pescadores, com investimento de R$ 29.302,00 do Estado e contrapartida de R$ 12.000,00 do Município.

A contrapartida do município previa a sinalização das áreas de pesca e surf e um curso de capacitação em Boas Praticas de Fabricação, que foi realizado em novembro por um grupo de 30 pescadores.

A pesca artesanal profissional é uma atividade importante para 75 famílias no município, sendo esta atividade desenvolvida há várias gerações como principal ou única fonte de renda.

No município de Balneario Pinhal os pescadores profissionais artesanais desenvolvem suas atividades na lagoa da Cerquinha, Lagoa Rondinha e no Oceano Atlântico. 

Através da Secretaria Municipal de Indústria Comércio, Agricultura e Pesca, organizações de pescadores e Emater/RS, está sendo trabalhada a organização dos pescadores para diminuir a dependência destes dos atravessadores e/ou peixarias para atingir o mercado, a qualidade e apresentação do produto ofertado, tentando melhorar as condições sanitárias e conservação do produto.

Segundo o técnico da Emater/RS, Lindomar Pereira de Souza, neste contexto espera-se proporcionar às famílias beneficiárias do programa RS Pesca a possibilidade de aumentar a renda familiar através do acesso direto ao mercado, em feiras, com a possibilidade de diversificar e qualificar os produtos ofertados e comercializados, e ao mercado institucional, via alimentação escolar.

Comentários

Comentários