Projeto da Defesa Civil no litoral forma nova turma de agentes mirins

O município de Torres foi o oitavo do Litoral Norte a formar uma nova turma de Agentes Mirins de Defesa Civil. A entrega dos 30 diplomas aconteceu nesta sexta-feira (8), no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Torres. O projeto piloto, que ocorreu em 2012, em Capão da Canoa, já foi realizado este ano nas praias de Imbé, Osório, Arroio do Sal e Pinhal. Até o final da temporada 2012/13 também terá lugar em Cidreira e Tramandaí.

Conforme a pedagoga responsável pelo projeto, Luzelani Flores, a atividade no litoral proporciona ações de consciência ambiental na beira da praia, além dos cinco dias de trabalho em sala de aula.

“Durante um dos períodos de instrução, os jovens orientam veranistas sobre a importância de não deixar lixo na praia e, principalmente, sobre os danos que isso causa ao meio ambiente”, disse. Para Anderson William Lima da Silva, de 12 anos, é preciso que “todo mundo tenha consciência de que lixo no chão não prejudica somente o meio ambiente, mas acaba influenciando a vida de todas as pessoas e animais”.

Prevenção

Para o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, a atividade permite que os jovens tornem-se multiplicadores das atividades de prevenção, uma das principais ações desenvolvidas por todas as regionais da Defesa Civil. “Nós não controlamos os efeitos naturais, mas podemos contribuir para minimizar os desastres, como em caso de enchente. Jogar o lixo no chão causa o entupimento de bueiros e o objetivo da Defesa Civil é trabalhar com a prevenção, para que a população não sofra com as fortes chuvas”, destacou Moaino, ao reforçar que o trabalho de responsabilidade social é um dever de todos.

“Queremos que o inverno também seja numa boa aqui em nosso município e estamos de braços abertos para todos os projetos que contribuam para o crescimento das nossas crianças e jovens. Precisamos de multiplicadores de ações de responsabilidade social e ambiental e iniciamos um belíssimo trabalho em parceria com o Governo do Estado para o desenvolvimento psicossocial de nossos jovens”, disse a prefeita de Torres, Nilvia Pinto Pereira.

A coordenadora do Cras e assistente social do município, Gabriela Pereira Colombo, ressaltou que o trabalho realizado pela Defesa Civil é inovador e que a administração municipal abriu as portas para que ele aconteça também nos próximos três anos. “Estas atividades agregam muito para a vida destas crianças que já participam de projetos sociais da prefeitura por viverem em locais de risco e vulnerabilidade social. O sentimento é de missão cumprida”, afirmou Gabriela.

Também participaram da formatura o secretário de Direitos Humanos, Ação e Inclusão Social de Torres, Denilson Borges Pinto; o Tenente Coronel Gilcei Leal da Silva; e o Sargento Jorge Teixeira de Souza, que acompanhou as aulas e é responsável pelo projeto “Brincar de Correr” em Torres. O projeto Defesa Civil na Comunidade – Agentes Mirins de Defesa Civil, faz parte das atividades do programa Verão numa Boa.

Comentários

Comentários