Vida & Saúde

Realizada nova reunião contra as drogas em SAP

Foi realizada na tarde do último dia 10, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio, a segunda reunião promovida pela Administração Municipal para, em conjunto com a comunidade e representantes de todos os segmentos da sociedade patrulhense, encontrarem políticas públicas de combate e prevenção ao consumo e venda de drogas em Santo Antônio da Patrulha.

Compuseram a mesa no encontro, o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel, Presidente do Legislativo Municipal, Ferúlio José Tedesco, Comandante da Companhia de Brigada Militar, Capitão Delamar Flebe, Procuradora do Município, Ângela Machado, Secretária de Administração, Iara Suzana Costa e o Sargento Da Costa, comandante da Policia Rodoviária Estadual de Santo Antônio.

Estiveram também presentes a Chefe de Gabinete, Nara Diedrich, Vereador Tadeu Neves, Conselheiros Tutelares do Município, representantes dos Conselhos Municipais de Segurança Pública e Diretos Humanos, de Entorpecentes, da Juventude, dos Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social e da Secretaria de Saúde, além de representações de entidades do município.

Da primeira reunião, ocorrida em 16 de maio saíram inúmeras propostas possíveis para combater o problema.

Para esse segundo encontro, novas propostas que somadas as demais, foram apresentadas e discutidas entre as autoridades presentes. Dentre elas destacam-se as de criação e incentivo a atividades artísticas e esportivas que levem inclusão do jovem patrulhense e formem nesses, uma nova mentalidade, maior interação e participação dos conselhos e seus integrantes, maior participação e cooperação entre população e polícias através de denúncias, , além de inúmeros outros projetos publicitários de conscientização da juventude.

O período das festas juninas também está preocupando as autoridades. Por isso nas escolas municipais o quentão só deverá ser feito com suco de uva, ao passo que em relação às escolas estaduais, será enviado ofício à 11ª Coordenadoria Regional de Educação sugerindo que adote a mesma medida. Já com referência às escolas particulares, será enviado ofício para que tome também essa prática.

Para o Prefeito Municipal Daiçon Maciel, o importante e principal foco do encontro é a soma de propostas apresentadas para combater  e reduzir o problema das drogas. “Não é fácil para o poder público resolver esta questão, mas estamos trabalhando em cima de soluções viáveis”, afirmou Daiçon.

A urgência de um estudo da possibilidade de construção de um centro regional de atendimento ao dependente químico foi abordada pelos presentes ao encontro.

Relativamente à esse assunto, o prefeito disse que vai falar com seu colega Romildo Bolzan, de Osório,  para que seja agilizada essa medida.
Para o presidente da Câmara, vereador Ferulio José Tedesco (PMDB), a troca de informações entre todas as representatividades que participam destas audiências e a definição de alguns objetivos e ações devem, necessariamente, passar por uma avaliação permanente dos resultados alcançados, até como meio de êxito desta iniciativa. O presidente da Câmara de Vereadores salientou que o Poder Legislativo também é a favor da construção do centro regional de atendimento aos dependentes químicos.

Todas as propostas e ações apresentadas, serão estudadas e planejadas pelos conselhos e poder público visando em menor tempo possível combater o avanço da drogadição em Santo Antônio. Para dar seqüência ao andamento dessas proposições, ficou acertada nova reunião no próximo dia 25 de junho.

Comentários

Comentários